Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40459
Título: Contribuições do PRONAF: análise sob a perspectiva de três atores no município de Perdões- MG
Título(s) alternativo(s): PRONAF contributions: analysis under the perspective of three actors in the municipality of Perdões- MG
Autor : Souza, Fernanda Silva
Primeiro orientador: Assis, Thiago Rodrigo de Paula
Primeiro membro da banca: Silva, Erica Aline Ferreira
Palavras-chave: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
Produtor rural
Agricultura Familiar
Crédito rural
Políticas públicas
Data da publicação: 30-Abr-2020
Referência: SOUZA, Fernanda Silva. Contribuições do PRONAF: análise sob a perspectiva de três atores no município de Perdões- MG. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar PRONAF, sem dú-vidas foi um importante marco para os produtores rurais de todo o Brasil e é resultado de uma antiga demanda dos trabalhadores rurais que pediam por uma política agrícola específica para os agricultores familiares. Criado pelo Governo Federal em 1995 é a principal política pública voltada para a agricultura familiar no Brasil. O objetivo do programa é promover o desenvol-vimento rural e dar apoio ao pequeno produtor rural. E, por volta de 1997, o programa passou a se consolidar como instrumento efetivo de desenvolvimento no campo e de geração de em-prego e renda. O Pronaf destina-se a incentivar a geração de renda e desenvolver o uso da mão de obra familiar. Este trabalho objetivou analisar as contribuições do Pronaf para a vida dos agricultores familiares de Perdões – MG. Procura-se apurar o papel de cada ator responsável na contratação do Pronaf. Compreender as contribuições, dificuldades, ferramentas e a percepção sobre o processo de contratação por parte dos agricultores, técnicos e do agente financeiro. Para conseguir alcançar a finalidade deste trabalho, foi realizada uma pesquisa descritiva, um estudo documental e foi aplicado o método de estudo de campo, que consiste em aprofundar em uma realidade específica, realizar a observação direta das atividades do grupo estudado e realizar entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações que ocorrem naquela realidade. Foram realizadas entrevistas não estruturadas, que consistiu em um questionário de questões abertas para maior capacidade de interação com os entrevistados. Foram entrevistados os técnicos da Emater/Ater que são responsáveis pela realização da DAP e do projeto, o Banco do Brasil através da agência de Perdões-MG e 30 agricultores com DAPs válidas no ano de 2018 no município de Perdões-MG. Após análise dos dados, percebe-se que no geral o pro-grama tem atingido seus objetivos no município de Perdões – MG. Os agricultores consideram o Programa de fácil acesso, no entanto alguns problemas foram destacados como excesso de documentação exigida, mas nada que atrapalhe o processo de tomada de crédito. Diante das falas dos três atores envolvidos constatou-se que os agricultores não enfrentam grandes proble-mas para utilizar o crédito. Outro pronto encontrado a partir da triangulação dos dados foi uma discordância em relação à assistência técnica por parte dos agricultores entrevistados e do téc-nico da EMATER, porém mesmo com alegação de alguns entrevistados da falta de assistência muitos não mudariam nada no programa.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40459
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Contribuições do PRONAF - análise sob a perspectiva de três atores no município de Perdões- MG.pdf724,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.