Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40628
Título: Investimento produtivo, custo de capital e custo de oportunidade: uma análise da carteira de clientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2009 a 2017
Autor : Vilela, Lara Carvalho
Primeiro orientador: Campos, Renato Silvério
Primeiro membro da banca: Vaz, Janderson Martins
Palavras-chave: Investimento produtivo
Custo de Capital
Custo de Oportunidade
BNDES
Data da publicação: 6-Mai-2020
Referência: VILELA, Lara Carvalho. Investimento produtivo, custo de capital e custo de oportunidade: uma análise da carteira de clientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 2009 a 2017. 2019. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O presente trabalho analisa o papel do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES na concessão de créditos destinados a financiar o investimento produtivo no Brasil, com o intuito de caracterizar as formas de contrato individual feito pelo banco aos quatro grandes setores da economia: Agropecuária, Comércio e Serviços, Indústria e Infraestrutura. Ademais, discute acerca da forma como o BNDES se posiciona no mercado financeiro frente aos bancos comerciais e sua forma de gerir estrategicamente o incentivo ao investimento. Frente a isso, o principal objetivo é investigar as diferentes formas de financiamento para a formação bruta de capital fixo no Brasil, no que tange aos seus custos de capital e de oportunidade, considerando como objeto de estudo a carteira de clientes do BNDES de 2009 a 2017. Especificamente, pretende-se: i) descrever os custos e o volume de financiamento para investimentos produtivos nos setores de Agronegócio, Indústria, Infraestrutura e Comércio e Serviços, ofertados pelo BNDES; ii) analisar as diferenças entre o custo de oportunidade (financiamento próprio) e o custo de capital (capital de terceiros) no Brasil; iii) descrever as fontes de captação de recursos para investimento produtivo do BNDES; iv) propor uma intervenção sobre a estrutura governança do BNDES. A fim de realizar tal investigação, a metodologia utilizada foi mista, com dados quantitativos e qualitativos. Utilizou-se, para tanto, levantamentos bibliográficos e dados do BNDES relativos às taxas de juros e políticas de investimento praticadas, visando à Formação Bruta de Capital Fixo no Brasil, assim como dados do Banco Central – BACEN, no que concerne ao valor da taxa SELIC. Tais dados foram sistematizados identificando os principais outliers e caracterizando-os, e, posteriormente, calculou-se o spread médio do banco para setor, comparando-o com a taxa SELIC no intuito de analisar o custo de oportunidade de cada um deles. Assim, os resultados atestam que o BNDES não possui um critério específico na concessão dos créditos aos setores. O setor com melhor custo de oportunidade para se investir foi o de Comércio e Serviços em contraste com o setor de Agropecuária, o de menor custo de oportunidade. O monopólio estatal na economia, representado pela figura do BNDES, visa direcionar as atividades econômicas no país conforme julga propício ao desenvolvimento nacional, porém, verificou-se que esse traz importantes implicações na extração do excedente de consumidor.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40628
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.