Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40731
Título: Percepção ambiental dos moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Thomé das Letras, MG
Título(s) alternativo(s): Environmental perception of the residents in the Area of Enviromental Protection (AEP) of São Thomé Das Letras, MG
Autor : Costa, Mayara Natália
Primeiro orientador: Silva, Sabrina Soares da
Primeiro membro da banca: Pereira, Viviane Santos
Palavras-chave: Percepção Ambiental
Unidade de Conservação
Área de Proteção Ambiental
Data da publicação: 8-Mai-2020
Referência: COSTA, Mayara Natália. Percepção ambiental dos moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Thomé das Letras, MG. 2019. 45p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), afirma que a unidade de conservação (UC) corresponde ao espaço territorial e seus recursos ambientais, englobando também suas águas jurisdicionais que possuam especialidades naturais relevantes. As UCs são classificadas pelo SNUC como Unidades Proteção Integral ou Unidades de Uso Sustentável. A Área de Proteção Ambiental (APA) se insere dentro dessa última classe. Levando em consideração que Minas Gerais possui vasta extensão territorial destinada às UCs e que o uso das APAs pela população pode causar impactos ambientais negativos, o presente trabalho buscou discutir a percepção ambiental dos moradores da APA do Canta Galo, em São Thomé das Letras, MG, caracterizando essa APA e descrevendo as práticas e atividades desenvolvidas dentro dela. Para a pesquisa foi feita uma análise documental, a partir de material concedido pelo poder público municipal, e entrevistas com sete moradores da APA. Foi constatado que os moradores sabem o que é uma APA e qual a sua importância. Além disso, todos movem esforços para intervir o mínimo possível na região, mantendo suas áreas de proteção ambiental, fazendo uma gestão e separação adequada de seus recursos e adotando práticas de menor impacto ambiental, como a adubação orgânica, proteção de fontes de água, entre outras. No entanto, diversos problemas ambientais dentro da APA foram identificados por eles, como a exploração indevida dos recursos hídricos, a erosão das estradas, causando o assoreamento do Ribeirão Canta Galo, e a ocupação desordenada. Para eles, a ausência de um Plano de Manejo é um dos principais fatores que contribuem para que esses problemas continuem acontecendo. Espera-se que os gestores públicos e moradores se esforcem para cria-lo e que outras práticas de gestão ambiental sejam implantadas dentro da APA e mais atividades de educação ambiental sejam realizadas em São Thomé das Letras e em outras cidades que possuem unidades de conservação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40731
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Percepção ambiental dos moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) de São Thomé das Letras, MG.pdf866,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.