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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Pedro Junyor Teixeira-
dc.date.accessioned2020-05-08T15:18:39Z-
dc.date.available2020-05-08T15:18:39Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.date.submitted2019-06-24-
dc.identifier.citationCARDOSO, Pedro Junyor Teixeira. Tecnologias sociais de gestão da água na região do semiárido brasileiro e o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade Federal do Vale do São Francisco. 2019. 76p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40732-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectGestão da águapt_BR
dc.subjectTecnologia Social-
dc.subjectIndissociabilidade-
dc.subjectSemiárido-
dc.titleTecnologias sociais de gestão da água na região do semiárido brasileiro e o ensino, a pesquisa e a extensão na Universidade Federal do Vale do São Franciscopt_BR
dc.title.alternativeSocial technologies of water management in the brazilian semi-arid region and education, research and extension at the Federal University of the São Francisco Valleypt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Valadão, José de Arimatéia Dias-
dc.contributor.referee1Valadão, José de Arimatéia Dias-
dc.description.resumoOs problemas das crises hídricas e a dinâmica socioambiental do semiárido brasileiro tem andado historicamente juntas. Contudo, a inserção das universidades interiorizadas na região tem sido importante para o desenvolvimento territorial. A UNIVASF de forma interiorizada e voltada para o desenvolvimento regional do semiárido, tem utilizado das suas funções ensino, pesquisa e extensão para aproximar cada vez mais de seu papel social. Assim, aponta-se as tecnologias sociais com características voltadas expressamente para potencializar as ações dos atores sociais locais para solucionar os seus problemas. Mas, também, elas têm se desenvolvido na dinâmica da interação entre os saberes populares e o saber científico e tecnológico produzido no âmbito das universidades. Com isso, objetivou-se analisar como a UNIVASF tem desenvolvido através do ensino, da pesquisa e da extensão tecnologias sociais voltadas para a gestão da água e capazes de solucionar os problemas hídricos locais. Fez-se, então, o levantamento de dados de 2071 disciplinas de ensino de graduação presencial e à distância, 135 projetos de pesquisa e 134 projetos de extensão da UNIVASF, com base nos períodos de 2010 a 2017. Analisou qualitativamente os projetos por eixos de análise e pelo histórico, de modo a apontar a partir das abordagens, como tem desenvolvido a temática das TS e da gestão da água no semiárido. A análise dos resultados apontou que a UNIVASF nesse período pouco abordou a gestão da água nas disciplinas de ensino, nos projetos de pesquisa e extensão. Contudo, a universidade tem inserido ferramentas que convergem com as TS de modo a solucionar os problemas locais a partir da lógica da sustentabilidade e da atuação indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)



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