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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Soares, Luis Fernando | - |
dc.creator | Alves, Stênio Nunes | - |
dc.creator | Lima, Eduardo Henrique de Matos | - |
dc.creator | Gonçalves, Heitor Antônio | - |
dc.creator | Chagas, Rafael Cesar Russo | - |
dc.creator | Carmo, Lucas Fernandes do | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T15:09:18Z | - |
dc.date.available | 2020-05-12T15:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, L. F. et al. Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows. Conexão Ciência, Formiga, v. 14, n. 4, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40824 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Os games podem ser vistos como base de engajamento de alunos e professores na escola, criando um ambiente imersivo de aprendizagem. Os conteúdos e tópicos podem ser tratados de forma lúdica, com grandes possibilidades para um melhor desempenho de estudantes no atual contexto cibercultural. Objetivo: Desenvolvimento de um jogo em ambiente virtual para o ensino de ciências da natureza com sistema de captura de mivimento Kinect for Windows. Metodologia: Realizou-se atividades de palestras sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para professores e cursos sobre jogos educacionais para alunos e professores. Foi desenvolvido um jogo no formato de Quiz com o sistema de captura de movimento Kinect como ferramenta pedagógica em aulas de Química e Biologia. No jogo, foram adicionadas 50 questões de Química e 10 de Biologia. O software foi apresentado na escola de Ensino Médio, onde o jogo e seus conteúdos foram avaliados pelos estudantes e professores por meio de um questionário. Resultados: Segundo a avaliação dos alunos o jogo foi considerando como ótimo para o layout (70%), imagens (80%) e interação (70%) e os professores perceberam um aumento no número de acertos das questões em uma avaliação dos alunos participantes do projeto referentes ao jogo. Conclusão: Os resultados apontam para uma eficácia do jogo considerando uma das possibilidades de utilização das TDIC na educação. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário de Formiga - MG | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.source | Conexão Ciência | pt_BR |
dc.subject | Quiz | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Kinect | pt_BR |
dc.title | Quizmica: jogo educacional de Química e Biologia envolvendo o sistema de captura de movimento - Kinect for Windows | pt_BR |
dc.title.alternative | Quizmica: Chemistry and biology educational game involving the motion capture system - Kinect for Windows | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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