Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marcondes Ribeiro, M. | - |
dc.creator | Souza Aparecida Dias de Freitas, K. | - |
dc.creator | Suart, R. | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T03:14:37Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T03:14:37Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | MARCONDES RIBEIRO, M.; SOUZA, F.; SUART, R. Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas. Enseñanza de las ciencias, Cerdanyola del Vallès, n. Extra, p. 442-446, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40977 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio: uma análise das interações verbais e cognitivas | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, investigou-se o nível das habilidades cognitivas e da interatividade desenvolvida nos diálogos entre professor e alunos durante aulas de duas professoras de química do ensino médio que utilizam atividades experimentais na construção de conhecimentos. Os discursos orais foram analisados a partir de categorias desenvolvidas para discriminar o nível cognitivo das questões propostas e das respostas elaboradas; a interatividade foi avaliada considerando-se a relação entre as falas dos alunos e o total de questões e respostas produzidas. As aulas das duas professoras mostraram alto nível de interatividade, o que pode estar relacionado ao caráter investigativo das atividades. Nas duas situações investigadas, os níveis cognitivos manifestados nas falas dos alunos se relacionaram com os níveis cognitivos das questões propostas pelas professoras. | pt_BR |
Appears in Collections: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Atividades experimentais investigativas de química no ensino médio uma análise das interações verbais e cognitivas.pdf | 94,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License