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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouvêa, Luanna Gomes de-
dc.creatorSuart, Rita de Cássia-
dc.date.accessioned2020-05-18T03:21:50Z-
dc.date.available2020-05-18T03:21:50Z-
dc.date.issued2014-03-11-
dc.identifier.citationGOUVÊA, L. G. de; SUART, R. de C. Análise das interações dialógicas e habilidades cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de química. Ciências & Cognição, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 27-46, mar. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/859pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40980-
dc.description.abstractIt is possible to highlight the educational games among the methodologies that aims to stimulate the students participation, which make them actives in the construction of the knowledge. They are addressed in several researches as a tool that facilitates the discussion and the understanding of chemical concepts. In most studies involving educational games, the goals of construction knowledge and learning are not evaluated or are absent, which decrease it is value as a good alternative for teaching-learning process. For the present study, we aim to create, implement and evaluate an educational game, analyzing the dialogical interactions used by the teacher during their mediation and the cognitive skills showed by the students during the game application. Analyzes were performed on a class of a public high school at Lavras, MG. The classes were audio-recorded, transcribed and analyzed. The results shown demonstrations of high order cognitive skills by the students, but the majorities of the arguments were of low order. A justification for these results were found by analyzing the teacher's dialogic interactions, which delivered ready conclusions to the students, without enabling students to use the higher order cognitive skills.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF)pt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceCiências & Cogniçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectInterações dialógicaspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectCognitive skillspt_BR
dc.subjectDialogical interactionspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.titleAnálise das interações dialógicas e habilidades cognitivas desenvolvidas durante a aplicação de um jogo didático no ensino de químicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDente as metodologias que buscam estimular a participação dos estudantes, tornando-os ativos na construção do conhecimento, podem-se destacar os jogos didáticos. Estes vêm sendo abordados em diversas pesquisas como ferramenta facilitadora da compreensão de conceitos químicos. Na maioria dos trabalhos envolvendo jogos para o ensino, os objetivos de construção do conhecimento ou aprendizado não são avaliados, o que desvaloriza a ferramenta como uma boa alternativa para o ensino-aprendizagem. No presente trabalho, buscou-se criar, aplicar e avaliar um jogo didático, analisando as interações dialógicas utilizadas pela professora durante sua mediação e as habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes durante a aplicação do jogo. Foram feitas análises em uma turma do ensino médio de uma escola pública em Lavras, MG. As aulas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Os resultados mostram que houve manifestações de habilidades cognitivas de alta ordem pelos alunos, porém a maior parte das falas foi de baixa ordem. Uma justificativa para estes resultados está nas interações dialógicas da professora, a qual entregava conclusões prontas, sem possibilitar a utilização de habilidades cognitivas de ordem superior.pt_BR
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