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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBressan, João Carlos Martins-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.creatorSilveira, Viviane Teixeira-
dc.creatorSantos, Dominique Stefany Gomes dos-
dc.creatorReverdito, Riller Silva-
dc.date.accessioned2020-05-21T16:12:04Z-
dc.date.available2020-05-21T16:12:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBRESSAN, J. C. M. et al. Arbitragem no contexto do esporte escolar: percepções de violência narradas por árbitros. Journal of Physical Education, [S.l.], v. 30, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41129-
dc.description.abstractThe role of managing the game environment places the referee in a prominent position in sport. However, in the sport context, arbitration is highly exposed to violence.Referees occupy a prominent position in sport, having the responsibility to manage the game, and are therefore exposed to violence episodes. Research addressing violence in school competitions is still incipient; thus, the objective of this study was to identify the violence perceived by referees in youth school games. A qualitative exploratory study was performed in the state games held in 2016 in the state of Mato Grosso. The study surveyed 19 referees of categories a and b. The interviews were recorded using a digital recorder (SonyⓇicd-px312) and the content was analyzed using software nvivoⓇ10. The results revealed that all referees have witnessed or been victims of different types of violence, confirming the fragility of the violence control system, which attributes exclusively to the referee the responsibility to manage the competitionenvironment. Addressing the referee’s role as a content in the sport youth formation would largely contribute to the development of sport education.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceJournal of Physical Educationpt_BR
dc.subjectÁrbitro/apt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectRefereept_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectSport pedagogypt_BR
dc.titleArbitragem no contexto do esporte escolar: percepções de violência narradas por árbitrospt_BR
dc.title.alternativeArbitration in school sport context: perception of violence reported by refereespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA gestão do ambiente de jogo coloca o/a árbitro/a em uma posição de destaque no esporte. Contudo, nesse contexto a arbitragem consiste em uma atividade exposta a situações de violência. Em competições em nível escolar, aspesquisasnesse campo ainda sãoincipientes. Assim, o objetivo do estudo foi reconhecer a violência percebida por árbitros/as no contexto dos jogos escolares da juventude. Lança mão de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, e fora realizado na fase estadual dos jogos em 2016 no estado de Mato Grosso. Participaram da pesquisa árbitros/as (n=19), das categorias a e b. Foram realizadas entrevistas, registradas em um gravador digital (sonyⓇicd-px312) e transcritas na íntegra. Enquanto procedimentoanalíticoempregou-se a análise de conteúdo, usando o software nvivoⓇ10. Com base nos resultados, observou-se que todos/as sofreram ou vivenciaram algum tipo de violência, bem como relativizam-naconsiderando o contexto investigado. Revelou-se também a fragilidade no sistema de controle dessas situações, atribuindo ao/a árbitro/a a exclusiva responsabilidade pela gestão do ambiente de competição. Em resposta a problemática, uma das possibilidades seria abordar o papel do/a árbitro/acomo conteúdo do processo deformação de jovens no esporte, nesse sentido, deverão compreender que são corresponsáveis pela formaçãoesportiva.pt_BR
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