Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41154
Título: Assistência e previdência social: um estudo de caso no Brasil
Autor : Florentino, Luanda Gomide
Primeiro orientador: Campos, Renato Silvério
Primeiro membro da banca: Campos, Renato Silvério
Palavras-chave: Previdência social
Assistência social
Políticas públicas
Data da publicação: 22-Mai-2020
Referência: FLORENTINO, Luanda Gomide. Assistência e Previdência Social: um estudo de caso no Brasil. 2019. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Conforme previsto em Lei, o Estado tem o dever de assegurar o amparo e proteção a família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, além de afirmar a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e integrá-las à vida comunitária, garantindo um salário mínimo de benefício mensal não só a deficientes como também aos idosos que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção. O que se pretende problematizar nesse estudo é que a reforma da Previdência Social, hoje em pauta, perpassa em boa parte, da não implementação da seguridade social, sistema apontado constitucionalmente, composto por três políticas sociais (Saúde, Assistência Social, Previdência Social) que asseguram esses direitos. Entende-se que ao tratar a previdência como uma política isolada das demais (seguridade social), estas reformas tendem a afastar e desgastar ainda mais os princípios e as bases conceituais que as conduzem, reforçando cada vez mais a possibilidade de sua institucionalização, antes mesmo que sejam concretizadas. Pretendeu-se, neste trabalho investigar a relação entre a assistência social e previdência social no Brasil, buscando descrever as características e funções das organizações apresentadas, a princípio para compreender a diferença entre elas e posteriormente destacar a relação/ligação existente entre ambas. E ao mesmo tempo investigar a realidade, a fim de comparar os achados encontrados, esclarecendo de forma estruturada os fatores que contribuem hoje, para os entraves dessas instituições na prática. Por fim, chegou-se à conclusão na qual a Assistência Social juntamente com a seguridade social, é uma função única de Estado e deveria ser entendida e ofertada separadamente, sem fazer ligação a Previdência Social ou a qualquer outro serviço social.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41154
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:PROGRAD - Administração Pública (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Assistência e Previdência Social - um estudo de caso no Brasil.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.