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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Pollyana Cristina Alves-
dc.creatorCortez, Luiz Otávio-
dc.creatorBouças, Lorena Felix Marocci-
dc.creatorFestozo, Marina Battistetti-
dc.date.accessioned2020-06-01T13:22:49Z-
dc.date.available2020-06-01T13:22:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARDOSO, P. C. A. et al. A compreensão das relações entre escola e seu entorno na formação de professores de Biologia: uma abordagem crítica da educação ambiental no estágio supervisionado. Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista", Tupã, v. 15, n. 2, p. 123-137, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41284-
dc.description.abstractThe goal of this work is to understand an analyse the relations school lays down with its environment, including its community, to know this environment history in a critical way, comprising its economical, political, social an environmental aspects, because we understand this analysis as a critical environmental education study. The researchers were interns - future biology teachers - that actively participated in the organization and realization of all research processes. Interviews was conducted with teachers of two public schools, a peripheral and a central one, and with the people in the community around these schools. The results showed that, despite being an orientation of the reference documents for national education, the schools in question have difficulty in establishing a continuous and participative relationship with the communities around them. Nevertheless, the interviews showed that the teachers are interest in use the neighborhood during the teaching-learning process, as well as the residents of the surrounding area see that this relationship may yield good results. To know the school, the community and the current and potential relationship stablished between the both is one way to understand the environment and to contribute for a critical and reflexive teachers formation. In this way, when offering the results of a research like this for the schools, they can reflect on a possible pedagogical approach with the community. As well as, teachers having the possibility of using the neighborhood as a learning space, students will be able to better understand how the contents relate to their daily life.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"pt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectPesquisa do entornopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental researchpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.titleA compreensão das relações entre escola e seu entorno na formação de professores de Biologia: uma abordagem crítica da educação ambiental no estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding the relationship between school and its environment in teacher training in Biology: a critical approach to environmental education in the supervised stagept_BR
dc.title.alternativeLa comprensión de las relaciones entre escuela y su entorno en la formación de profesores de Biología: un enfoque crítico de la educación ambiental en la etapa supervisadapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender e analisar as relações que a escola estabelece com o seu meio, incluindo sua comunidade, para conhece a história desses ambientes de maneira crítica, compreendendo seus aspectos econômicos, políticos, sociais e ambientais, pois entendemos essa análise como um estudo da educação ambiental crítica. Os pesquisadores eram os estagiários – futuros professores de Biologia – que participaram ativamente da organização e realização de todo processos de pesquisa. Foram realizadas entrevistas com professores de duas escolas públicas, uma periférica e outra central, e com as pessoas das comunidades do entorno dessas escolas. Os resultados mostraram que, apesar de ser uma orientação dos documentos de referência para educação nacional, as escolas em questão têm dificuldade em estabelecer uma relação contínua e participativa com as comunidades do seu entorno. Contudo, as entrevistas mostraram que os professores têm interesse em utilizar o bairro durante o processo de ensino-aprendizagem, assim como os moradores do entorno enxergam que essa relação pode render bons frutos. Conhecer a escola, a comunidade e as relações que as mesmas estabelecem e podem vir a estabelecer, é uma forma de compreender o ambiente e contribuir para a formação de professores críticos e reflexivos. Desta forma, ao oferecer os resultados de uma pesquisa como essa para as escolas, as mesmas poderão refletir sobre uma possível aproximação pedagógica com a comunidade. Assim como, os professores tendo a possibilidade de utilizar o bairro como espaço de aprendizagem, os alunos poderão compreender melhor como os conteúdos se relacionam com o seu cotidiano.pt_BR
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