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dc.creatorPinto, Deila Pereira-
dc.date.accessioned2020-06-05T11:25:43Z-
dc.date.available2020-06-05T11:25:43Z-
dc.date.issued2020-06-04-
dc.date.submitted2018-11-30-
dc.identifier.citationPINTO, D. P. Práticas gerenciais de Programas de pós-graduação stricto sensu na UFLA. 2018. 125 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41366-
dc.description.abstractThis study was conducted with the objective of comparatively analyzing the management practices of two older Stricto sensu Graduate Programs of the Universidade Federal de Lavras (UFLA), one with concept 7 (Soil Science) and another with concept 5 (Administration), under the perspective of Public Administration paradigms, and considering the three dimensions of public administration analysis: socio-political, institutional-administrative, and economic and financial. This is a research of theoretical and empirical character. We surveyed secondary data of a documentary and bibliographical nature and collected field data through semi-structured interviews and the application of a closed questionnaire with the program coordinators. The research is essentially qualitative for exploring the interpretation of social actors (former and current coordinators). The results demonstrate that the Graduate Program in Soil Science has a hybrid management model, predominantly using the Management Paradigm. It is considered managerial in terms of strategies since the program is more concerned with results (maintaining concept 7), work processes, given that it is not fixed around the rules and procedures, and efficiency of the administrative processes. The Graduate Program in Administration also has a hybrid management model, with a predominance of the Bureaucratic Paradigm moving towards the managerial model. The program showed traces of Patrimonial Management in the early decade of the program, in which friendship relationships were important for the good performance of the activities necessary for the success of the program. However, it presented personalist characteristics in more recent administrations. The result of this comparison served to assess the management conditions of the programs, which may favor the management of other programs at UFLA, to obtain better results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectParadigmas de administração públicapt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectUFLApt_BR
dc.subjectPráticas gerenciaispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.subjectPublic administration paradigmspt_BR
dc.subjectGraduate studiespt_BR
dc.subjectManagement practicespt_BR
dc.titlePráticas gerenciais de Programas de pós-graduação stricto sensu na UFLA    pt_BR
dc.title.alternativeManagement practices of stricto sensu graduate programs at the Universidade Federal de Lavraspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, José Roberto-
dc.contributor.referee1Cabral, Eloísa Helena de Souza-
dc.contributor.referee2Baêta, Odemir Vieira-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado com o objetivo de analisar, comparativamente, as práticas gerenciais de dois Programas de Pós-Graduação Stricto sensu mais antigos da Universidade Federal de Lavras, sendo um com conceito 7 (Ciência do Solo) e outro com conceito 5 (Administração), sob a ótica dos paradigmas de Administração Pública, considerando as três dimensões de análise da administração pública: sociopolítica; institucional-administrativa; econômico- financeira. É uma pesquisa de caráter teórico-empírico. Foram levantados dados secundários de caráter documental, levantamento bibliográfico e dados levantados em campo, por meio de entrevistas semiestruturadas e da aplicação de um questionário fechado para os coordenadores. É essencialmente qualitativa, por explorar a interpretação dos atores sociais (ex e atuais coordenadores). Os resultados encontrados demonstram que o Programa de Pós- Graduação em Ciência do Solo possui um modelo híbrido de gestão, predominando o Paradigma Gerencial. É considerada gerencial quanto às estratégias, pois o curso está mais preocupado com o resultado (manter o conceito 7), aos processos de trabalho, visto que não está fechado em torno das normas e procedimentos, busca-se a eficiência dos processos administrativos. Com relação ao Programa de Pós-Graduação em Administração, pode-se dizer que também possui um modelo híbrido de gestão, predominando o Paradigma Burocrático e de certa forma, caminhando para o modelo gerencial, porém, apresentou traços da Administração Patrimonialista, na década inicial do curso, onde também, as relações de amizades foram importantes para o bom andamento das atividades necessárias para o êxito do curso. Contudo, apresentou características personalistas em gestões mais recentes. O resultado dessa comparação serviu para avaliar as condições de gestão dos programas e isso poderá favorecer a gestão dos demais programas da UFLA, para a obtenção de melhores resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7560943741354291pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)

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