Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Letícia Lemos Ayres da Gama-
dc.creatorValim-Rogatto, Priscila Carneiro-
dc.creatorRogatto, Gustavo Puggina-
dc.date.accessioned2020-06-30T19:13:22Z-
dc.date.available2020-06-30T19:13:22Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationBASTOS, L. L. A. da G.; VALIM-ROGATTO, P. C.; ROGATTO, G. P. Classificação do nível de atividade física em graduandos de educação física: comparação entre os períodos do curso. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, año 19, n. 193, jun. 2014. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.efdeportes.com/efd193/nivel-de-atividade-fisica-em-graduandos.htmpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/41632-
dc.description.abstractRegular physical activity is known for promoting health and wellness to their fans, but even knowing of its positive aspect, many people maintain a level of physical activity (LPA) below of recommended. The aim of the study was to determine the profile of LPA of undergraduate students of a Physical Education course, from Federal University of Lavras, comparing students at different times of the course. Volunteers responded to the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), composed of questions that evaluate the LPA through moderate and vigorous physical effort and walk held in the last week. Volunteers were ranked as "Very Active”, "Active", "Irregularly Active" and "Sedentary”. The categorical classification was represented as percentage, according to the course period. As a resource for measuring the LPA - the "MET" (MET/week metabolic equivalent) indicator was used. Considering the classification of the LPA, it was observed that evaluated students were classified, largely, as "active" or "very active", however, students of later periods of the course showed lower LPA when compared to their fellow newbie. This may be due to the increased volume of academic activities throughout the course, resulting in less time for participation in physical activity programs.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEFDeportes.compt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceEFDeportes.com, Revista Digitalpt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Atividade físicapt_BR
dc.subjectNível de atividade físicapt_BR
dc.subjectQuestionário Internacional de Atividade Física (IPAQ)pt_BR
dc.subjectAcademics - Physical activitypt_BR
dc.subjectInternational Physical Activity Questionnaire (IPAQ)pt_BR
dc.subjectLevel of physical activitypt_BR
dc.titleClassificação do nível de atividade física em graduandos de educação física: comparação entre os períodos do cursopt_BR
dc.title.alternativeClasificación del nivel de actividad física en estudiantes de educación física: comparación entre los períodos del cursopt_BR
dc.title.alternativeClassification of the level of physical activity of physical education undergraduate students: a comparison between periods of the coursept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA prática regular de atividade física é conhecida como promotora de bem-estar e saúde aos seus adeptos, porém mesmo sabendo dos seus aspectos positivos, muitas pessoas mantêm um nível de atividade física (NAF) aquém do recomendado. O objetivo do estudo foi avaliar o perfil do NAF dos graduandos de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, comparando estudantes em diferentes momentos do curso. Os voluntários responderam ao Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), composto por questões que avaliam o NAF por meio de atividades físicas moderadas, vigorosas e de caminhada realizadas na última semana, e foram classificados, como “Muito Ativo”, “Ativo”, “Irregularmente Ativo” e “Sedentário”. A classificação categórica foi representada em porcentagem, de acordo com o período do curso. Foi utilizado o indicador “MET” (equivalente metabólico - MET/semana) como recurso de medição do NAF. Considerando-se a classificação do NAF, observou-se que os estudantes avaliados encontram-se, em grande parte, enquadrados como “Ativos” ou “Muito Ativos”, porém, estudantes de períodos mais adiantados do curso mostram menores NAF quando comparados aos seus colegas novatos. Isso pode dever-se ao aumento do volume de atividades acadêmicas realizadas ao longo do curso, resultando em menos tempo para a participação em programas de atividades físicas.pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.