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dc.creatorMata, Ana Flávia Martins da-
dc.date.accessioned2020-07-29T11:44:15Z-
dc.date.available2020-07-29T11:44:15Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.date.submitted2020-02-18-
dc.identifier.citationMATA, A. F. M. da. Estado do conhecimento sobre a presença de mulheres nos cursos de engenharia em artigos científicos (2008-2018). 2020. 61 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42122-
dc.description.abstractHistorically, women have experienced and still experience various forms of submission and oppression in various contexts, including in labor relations, from their insertion in courses aimed at socially considered male areas, to access to the labor market and the construction of their career. This situation is also experienced by them in engineering, where the disadvantages in relation to men are manifested in the division and qualification of tasks, in the production of scientific and technological knowledge, in salaries, among others. The present work has the general objective of conducting a survey of the academic articles produced on the presence of women in engineering, between the years 2008 to 2018, in the Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The specific objectives are to: analyze the investigative trends of the themes; identify the convergences and divergences of the research methodologies; identify the objectives outlined in the research; identify the results and conclusions obtained. It is a qualitative research, of the state of knowledge type, of bibliographic character, which seeks to answer the following question: What was theoretically produced in scientific articles in the period between 2008 and 2018, about the presence of women in Brazilian engineering? The first chapter discusses the relationship between gender and the world of work. The second chapter traces a brief history of the emergence of Engineering and discusses the insertion of women in this area. In the third chapter, the articles that address the theme of women in engineering are presented, published on the CAPES Journal Portal and the analysis and discussion of these articles is carried out. The articles published in the surveyed period pointed out serious discriminatory barriers experienced by women when they entered the engineering fields and signaled some possible ways out to face this issue, such as the organization of collective movements involving the entire university community and also the deconstruction of gender stereotypes throughout education basic. However, little was said about the importance of rethinking the curriculum of engineering courses and the training of teachers to work in these spaces, taking into account the discussions about gender issues.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMulheres nas engenhariaspt_BR
dc.subjectIgualdade de gêneropt_BR
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopt_BR
dc.subjectEstereótipos de gêneropt_BR
dc.subjectWomen in engineeringpt_BR
dc.subjectSexual division of laborpt_BR
dc.subjectGender stereotypespt_BR
dc.subjectGender equalitypt_BR
dc.titleEstado do conhecimento sobre a presença de mulheres nos cursos de engenharia em artigos científicos (2008-2018)pt_BR
dc.title.alternativeStatus of knowledge about the presence of woman in engineering courses in scientific articles (2008-2018)pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Costa, Maria Adélia da-
dc.contributor.referee2Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.description.resumoHistoricamente, as mulheres vivenciaram e ainda vivenciam diversas formas de submissão e opressão em vários contextos, inclusive nas relações de trabalho, desde sua inserção em cursos voltados para áreas socialmente consideradas de gênero masculino, até o acesso ao mercado de trabalho e à construção de sua carreira. Essa situação é vivenciada por elas também nas engenharias, onde as desvantagens em relação aos homens manifestam-se na divisão e qualificação das tarefas, na produção do conhecimento científico e tecnológico, nos salários, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um levantamento dos artigos acadêmicos produzidos sobre a presença das mulheres nas engenharias, entre os anos de 2008 a 2018, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como objetivos específicos busca-se: analisar as tendências investigativas dos temas; identificar as convergências e divergências das metodologias das pesquisas; identificar os objetivos traçados nas pesquisas; identificar os resultados e conclusões obtidos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estado do conhecimento, de caráter bibliográfico, que busca responder a seguinte questão: O que foi produzido teoricamente em artigos científicos no período entre 2008 e 2018, sobre a presença das mulheres nas engenharias brasileiras? No primeiro capítulo é realizada uma discussão acerca das relações entre gênero e mundo do trabalho. O segundo capítulo traça um breve histórico do surgimento da Engenharia e discute a inserção das mulheres nessa área. No terceiro capítulo, apresenta se os artigos que abordam a temática das mulheres nas engenharias, publicados no Portal de Periódicos CAPES e realiza se a análise e discussão desses artigos. Os artigos publicados no período pesquisado apontaram sérias barreiras discriminatórias vivenciadas pelas mulheres ao adentrarem nas engenharias e sinalizaram algumas saídas possíveis para o enfrentamento dessa questão, como a organização de movimentos coletivos envolvendo toda a comunidade universitária e também desconstrução de estereótipos de gênero ao longo da educação básica. No entanto, pouco se falou sobre a importância de se repensar o currículo dos cursos de engenharia e sobre a formação de professores para atuação nesses espaços, levando em conta as discussões acerca das questões de gênero.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9215246764400356pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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