Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.creatorLobo, Dalva de Souza-
dc.creatorGomes, Luiz Roberto-
dc.date.accessioned2020-08-07T18:48:03Z-
dc.date.available2020-08-07T18:48:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBETLINSKI, C.; LOBO, D. de S.; GOMES, L. R. Totalitarismo de mercado e racionalidade neoliberal na educação brasileira. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 221-235, jan./mar. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/42786pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42291-
dc.description.abstractIn this essay, we approach the subject of education and chose the Brazilian educational reforms of the last three decades as object of investigation to understand the foundations and intentionality that direct them. The question that guided our analysis was: How could we interpret the recent educational reforms from the concepts of market totalitarianism, neoliberal rationality and state of exception? Concepts referenced in Dardot and Laval, Benjamin, and Agamben. We aimed at characterizing the market totalitarianism and to show how this economic-political form affects public services and the functioning of the State itself; and to interpret some of the recent Brazilian educational reforms, referenced by the concept of neoliberal rationality. As a result, we argue that educational reforms actually approach business logic, and what presents itself as a progress leads to regression; therefore, to the economic and cultural exclusion of all society.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherPontíficia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista e-Curriculumpt_BR
dc.subjectTotalitarismo de mercadopt_BR
dc.subjectRacionalidade neoliberalpt_BR
dc.subjectEstado de exceçãopt_BR
dc.subjectReformas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação empresarialpt_BR
dc.subjectMarket totalitarianismpt_BR
dc.subjectNeoliberal rationalitypt_BR
dc.subjectState of exceptionpt_BR
dc.subjectEducational reformspt_BR
dc.subjectBusiness educationpt_BR
dc.titleTotalitarismo de mercado e racionalidade neoliberal na educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeMarket totalitarianism and neoliberal rationality in brazilian educationpt_BR
dc.title.alternativeTotalitarismo de mercado y racionalidad neoliberal en la educación brasileñapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste ensaio, abordamos o tema da educação e elegemos como objeto de investigação as reformas educacionais brasileiras das últimas três décadas, buscando compreender os fundamentos e as intencionalidades que as direcionam. O problema que orientou nossas análises foi a questão: como interpretar as recentes reformas educacionais a partir dos conceitos de totalitarismo de mercado, racionalidade neoliberal e estado de exceção? Conceitos que foram referenciados em Dardot e Laval, Benjamin e Agamben. Como objetivos, propomos caracterizar o totalitarismo de mercado e indicar como essa forma econômico-política afeta os serviços públicos e o funcionamento do próprio Estado; e interpretar algumas das recentes reformas educacionais brasileiras, referenciadas no conceito de racionalidade neoliberal. Como resultados de investigação, argumentamos que as reformas educacionais se aproximam da lógica empresarial, e aquilo que se apresenta como progresso leva à regressão; portanto, à exclusão econômica e cultural de toda a sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.