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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFloris, Ludmila Martins-
dc.creatorCalegário, Cristina Lélis Leal-
dc.date.accessioned2020-08-13T17:50:26Z-
dc.date.available2020-08-13T17:50:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFLORIS, L. M.; CALEGÁRIO, C. L. L. A internacionalização de uma empresa brasileira e os riscos de mercado sob a óptica do modelo de Uppsala. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, Ribeirão Preto, v. 10, n. 3, p. 60-78 , 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42406-
dc.description.abstractIn a context, where multinationals are playing an increasingly important role in emerging economy countries, the present study analyzes the consolidation of a Brazilian multinational food industry abroad. The first aim is to identify the points of convergence and divergence of the internationalization process (IDE) of this company with the assumptions of the Uppsala Model, which was generated by the Nordic School of International Business. The second one is to identify what are the main market risks faced by the moment it reached the last level of the FDI up to the present. To reach the objectives, a qualitative methodology was chosen using the content analysis method. The model proved to be effective in explaining FDI strategy, except for the fact that exports were not triggered due to the saturation of the domestic market and did not follow the criterion of geographical proximity. Besides, it was observed that the variation of the market risks in the last stage of the FDI about the previous one did not disorient, showing that such risks were present throughout the evolution of the process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia - Fundacept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceRACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacept_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectMultinacionaispt_BR
dc.subjectIndústria alimentíciapt_BR
dc.subjectRiscos de mercadopt_BR
dc.subjectInternationalization processpt_BR
dc.subjectMultinationalspt_BR
dc.subjectFood industrypt_BR
dc.subjectMarket Riskspt_BR
dc.titleA internacionalização de uma empresa brasileira e os riscos de mercado sob a óptica do modelo de Uppsalapt_BR
dc.title.alternativeThe internationalization of a brazilian company and market risks under the Uppsala modelpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEm um contexto onde as multinacionais estão desempenhando um papel cada vez mais importante nos países de economia emergente, o presente estudo analisa a consolidação de uma multinacional brasileira da indústria alimentícia no exterior. O primeiro objetivo consiste em identificar os pontos de convergência e divergência do processo de internacionalização (IDE) desta empresa com os pressupostos do Modelo de Uppsala, o qual foi gerado pela Escola Nórdica de Negócios Internacionais. O segundo objetivo é identificar quais são os principais riscos de mercado enfrentados por esta multinacional desde o momento em que ela alcançou o último patamar do IDE até o presente. Para atingir os objetivos, optou- se por uma metodologia qualitativa utilizando o método de análise de conteúdo. O Modelo mostrou- se eficaz para explicar a estratégia do IDE, exceto para o fato das exportações não terem sido desencadeadas devido à saturação do mercado doméstico e delas não terem seguido o critério de proximidade geográfica. Ademais, observou- se que a variação dos riscos de mercado na última etapa do IDE em relação à anterior não foi destoante, mostrando que tais riscos estavam presentes ao longo da evolução do processo.pt_BR
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