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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Denis Renato-
dc.creatorPassador, João Luiz-
dc.creatorPadua, Silvia Ines Dallavalle de-
dc.creatorAndrade, Diego César Terra de-
dc.date.accessioned2020-08-17T18:33:43Z-
dc.date.available2020-08-17T18:33:43Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. R. et al. Gestão do conhecimento, cultura organizacional e gestão de pessoas com a gestão de processos e questões organizacionais emergentes: uma análise crítica da dinâmica subjetiva em gestão por processos (BP). Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 154-167, jan./abr. 2020. DOI:10.12662/2359-618xregea.v9i1.p154-167.2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42448-
dc.description.abstractMost of the work developed in process management has been limited to exploring the problems of the relationship between the functional organization and the process perspective with emphasis on the technical aspects of its application. The conceptual-based literature that deals with the human aspects contemplated in its operation is still incipient (TARHAN; TURETKEN; REIJERS, 2016). Given the importance of subjective dynamics in the process of organizational analysis, the objective is to promote a theoretical discussion on the relationship between process management, organizational culture and knowledge management, focusing efforts on the understanding of human relationships that may influence organizational performance. Conclusively, there are strong evidences that, despite the high investments and sophistication of the systems, the push approach commonly adopted does not add value to the organization’s business. The fundamental problem lies in the underlying model, mechanical, of information processing that is adopted in knowledge management. It denies the socially constructed nature of knowledge. In this sense, knowledge-intensive process management confirms an emerging need to adopt the “pull” strategy as a management model. One that incorporates organizational processes based on the synergistic combination of data and the capacity of information to be processed by technology. These are supported by the creative and innovative capacity of human beings.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Christus - Unichristuspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Gestão em Análise - ReGeApt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectProcesses managementpt_BR
dc.subjectOrganizational culturept_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento, cultura organizacional e gestão de pessoas com a gestão de processos e questões organizacionais emergentes: uma análise crítica da dinâmica subjetiva em gestão por processos (BP)pt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management, organizational culture and people management with process management and emerging organizational issues: a critical analysis of subjective dynamics in process management (BP)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA maioria dos trabalhos desenvolvidos em gestão por processos tem-se limitado a explorar os problemas da relação entre a organização funcional e a perspectiva de processo com ênfase nos aspectos técnicos de sua aplicação. A literatura de base conceitual que versa sobre os aspectos humanos contemplados em sua operacionalização ainda é insipiente (TARHAN; TURETKEN; REIJERS, 2016). Tendo em vista a importância da dinâmica subjetiva no processo de análise organizacional, objetiva-se promover uma discussão teórica sobre a relação entre gestão por processos, cultura organizacional e gestão do conhecimento, concentrando esforços no entendimento das relações humanas que podem influenciar o desempenho organizacional. Conclusivamente, há fortes indícios de que, apesar dos altos investimentos e sofisticação dos sistemas, a abordagem do empurrar, comumente adotada, não gera valor aos negócios da organização. O problema fundamental reside no modelo subjacente, mecânico, de processamento de informação, que se adota na gestão do conhecimento. Este nega a natureza socialmente construída do conhecimento. Nesse sentido, a gestão de processos intensiva em conhecimento confirma uma necessidade emergente de adoção da estratégia de “puxar” como modelo de gestão, uma vez que ela incorpora processos organizacionais baseados na combinação sinérgica de dados e a capacidade de processamento das informações pela tecnologia, as quais são suportadas pela capacidade criativa e inovadora dos seres humanos.pt_BR
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