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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Juliano Guerra-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2020-08-27T16:59:42Z-
dc.date.available2020-08-27T16:59:42Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.citationROCHA, J. G.; GOULART, I. do C. V. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma face da História nas produções acadêmicas no final do Século XX. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 7-23, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-3.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/42685-
dc.description.abstractTaking the academic productions as historical source, this study aims to analyze and understand the history of adult and youth literacy in Brazil,from the academic discourses produced in the period from 1978 to 2000. The initial time demarcation, 1978, for being in this year, the first dissertation identified research on adult literacy, inked to a Brazilian graduate program, and the year 2000 to put this article in the context of the 20th century. Thus, we present an overview of how the Brazilian research addressed the theme of youth and adult literacy, before and after the enactment of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394, of 1996, moment in Brazil, education of young people and Adults was recognized as teaching mode.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceCadernos de História da Educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização de adultospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetização - Historicidadept_BR
dc.subjectAdult literacypt_BR
dc.subjectAdult and youth educationpt_BR
dc.subjectLiteracy - Historicitypt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos no Brasil: uma face da História nas produções acadêmicas no final do Século XXpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoTomando as produções acadêmicas como fonte histórica, esse estudo tem por objetivo analisar e compreender a história da alfabetização de jovens e adultos no Brasil a partir dos discursos acadêmicos produzidos no período de 1978 a 2000. A demarcação temporal inicial, 1978, se justifica por ter ocorrido nesse ano a defesa da primeira pesquisa de Dissertação de Mestrado identificada sobre alfabetização de adultos vinculada a um programa de pós-graduação brasileiro, e a final, o ano de 2000, para situarmos este artigo no âmbito do século XX. Desse modo, apresentamos um panorama de como as pesquisas brasileiras abordaram o tema alfabetização de jovens e adultos antes e depois da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394, de 1996, momento em que, no Brasil, a Educação de Jovens e Adultos foi reconhecida como modalidade de ensino.pt_BR
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