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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Isla Karla Azevedo Pedro de-
dc.date.accessioned2014-10-22T18:44:49Z-
dc.date.available2014-10-22T18:44:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, I. K. A. P. de. Desafios associados à educação e ao trabalho para mulheres negras em um município no sul de Minas Gerais. 2014. 113 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4469-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração Organizações, Gestão e Sociedade, para a obtenção do título de “Mestre em Administração”.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRelação racialpt_BR
dc.subjectRelação de gêneropt_BR
dc.subjectEducação e trabalhopt_BR
dc.subjectRace relationpt_BR
dc.subjectGender relationpt_BR
dc.subjectEducation and workpt_BR
dc.titleDesafios associados à educação e ao trabalho para mulheres negras em um município no sul de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeChallenges associated with education and employment for black women in a municipality in the south of Minas Gerais statept_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCappelle, Mônica Carvalho Alves-
dc.publisher.programDAE - Departamento de Administração e Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationOrganizações, Gestão e Sociedadept_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria de Lourdes Souza-
dc.contributor.referee1Kalsing, Vera Simone Schaefer-
dc.contributor.referee1Moura, Joana Tereza Vaz de-
dc.contributor.referee1Assis, Thiago Rodrigo de Paula-
dc.description.resumoA problematização das relações raciais e das relações de gênero construídas com complexidade e desigualdades no acesso à educação e ao trabalho para mulheres negras foi o principal tema desse trabalho. O estudo teve como objetivo investigar aspectos da segregação racial e de gênero no município de Lavras, MG, e verificar os desafios associados à educação e ao trabalho para mulheres negras do município. A pesquisa foi realizada com base em revisão bibliográfica de dados estatísticos institucionais sobre escolaridade, trabalho e renda; análise documental de relatórios de projetos do grupo de pesquisa e extensão GEDIM/DAE/UFLA em atuação parceira com o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras (CMPIR); e, grupo focal no qual educadoras negras foram entrevistadas. Os resultados encontrados apontam que a cor da pele interfere no melhor acesso à educação e ao trabalho, e, associada às relações de gênero, a condição de discriminação é ainda mais agravada. Os dados coletados sobre educação, trabalho e renda mostram que os negros encontram-se em postos de trabalho menos qualificados e recebendo menores remunerações. A análise dos documentos dos projetos executados entre os anos de 2007 e 2009 na parceira GEDIM/DAE/UFLA e CMPIR, apontou que, para educadores do município, a discussão e a abordagem sobre diversidade de gênero e étnico-racial representam um desafio. As práticas discriminatórias e preconceituosas no ambiente escolar ocorrem cotidianamente de formas diversas, mais e menos agressivas. Sobre acesso à escola e ao trabalho para mulheres negras, na percepção das educadoras negras entrevistadas, são confirmadas as situações de exclusão no ambiente escolar e no ambiente profissional. Especificamente em relação às meninas negras, sobre elas recai a influência de fatores como características físicas e padrões de beleza, como desqualificadores, colocando-as à margem no ambiente escolar e, tal fator repercute na inserção no ambiente profissional. Os resultados da pesquisa refletem, sobretudo que, constitui-se realidade os processos cotidianos estruturantes de discriminações de raça e gênero, com especificidades que merecem aprofundamentos qualitativos permanentes para manutenção de debates no ambiente escolar, com o objetivo de disponibilizar informações e criar conjunturas favoráveis aos enfrentamentos institucionais.pt_BR
dc.description.resumoThe problematization of race relations and gender relations built with complexity and inequalities in terms of access to education and employment for black women was the main theme of this work. The study aimed to investigate aspects of racial segregation and gender in Lavras, MG, and to check the challenges associated with education and employment for black women from the city. The research was based on literature review of institutional statistical data about education, labor and income; documentary analysis of project reports from the research and extension group GEDIM / DAE / UFLA in partnership with the City Council for Racial Equality Policies of Lavras (CMPIR); and focus group where black educators were interviewed. The results show that the skin color interferes in better access to education and work, and associated gender relations, the discrimination condition is further aggravated. The collected data about education, labor and income show that blacks are in less skilled jobs and receiving lower salaries. The documents analysis of projects implemented between the years of 2007 and 2009 in partnership with GEDIM / DAE / UFLA and CMPIR, pointed out that to the educators of Lavras, the discussion and the approach to gender diversity and ethnic-racial represent a challenge. Discriminatory and prejudicial practices in the school environment occur daily in several ways, with more and less aggressiveness. Concerning school access and jobs for black women, the perception of the interviewed black educators have confirmed cases of exclusion at school and in the workplace. Specifically in relation to black girls, on them lies the influence of factors as disqualifiers such as physical characteristics and standards of beauty, placing them on the sidelines of the school environment and, this factor affects their insertion in the professional environment. The study results reflect mainly that constitutes the structural reality of everyday processes of race and gender discrimination, with specific qualitative insights that deserve permanent maintenance of debates in the school environment, with the aim to provide information and to create favorable conjunctures to institutional clashes.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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