Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarraro, Fábia Gabriela Pflugrath-
dc.date.accessioned2014-10-30T19:00:23Z-
dc.date.available2014-10-30T19:00:23Z-
dc.date.issued2014-10-30-
dc.date.submitted2013-03-15-
dc.identifier.citationCARRARO, F. G. P. Estudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambiental. 2013. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formas Alternativas de Energia)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4528-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão apresentado ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fontes Alternativas de Energia, para a obtenção do título de especialista em Formas Alternativas de Energia.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEstudo de caso na E.M.E.F. Jarbas G. Passarinho em Itupiranga-PA, das correlações entre o consumo de energia elétrica e a educação ambientalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.concentrationFormas Alternativas de Energiapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Gilmar-
dc.contributor.referee1Teixeira, Vítor Hugo-
dc.contributor.referee1Santos, Luciano Mendes dos-
dc.description.resumoAmpliar o conhecimento, desenvolver ações com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Jarbas Gonçalves Passarinho – Itupiranga-PA, e destacar a evolução da mudança de hábitos e atitudes com relação ao consumo de energia elétrica que causam impacto ao meio ambiente. O presente estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de ensino Fundamental Jarbas Gonçalves Passarinho, durante o período de outubro de 2011 a outubro de 2012, nas turmas de ensino fundamental do 9° ano. A Turma 801 do Ensino fundamental é formada por 40 alunos, desses 23 do sexo feminino e 17 masculino, com idades entre 14 e 16 anos. Os dados foram obtidos através de trabalhos educativos desenvolvidos de acordo com o projeto desenvolvido na escola, como o recolhimento mensal de cada conta de energia elétrica, educação ambiental na sala de aula. Foram desenvolvidas ações educativas nas quais se testou, através de um questionário, o conhecimento inicial e final dos alunos. Atividades realizadas como pesquisas, maquetes, folders, banners, dramatizações e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado significativo. Contudo, a Educação Ambiental trabalhada na escola, fez de simples alunos, agentes multiplicadores de informação na comunidade próxima a escola. E através dela a sociedade transformou-se e agora ela contribui ativamente para a preservação dos recursos ambientais.pt_BR
Aparece nas coleções:DEG - Formas Alternativas de Energia – Especialização (TCC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.