Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKataoka, Verónica Yumi-
dc.creatorOliveira, Anderson Castro Soares de-
dc.creatorSouza, Ademária Aparecida de-
dc.creatorRodrigues, Adriano-
dc.creatorOliveira, Marcelo Silva de-
dc.date.accessioned2020-11-11T21:03:25Z-
dc.date.available2020-11-11T21:03:25Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationKATAOKA, V. Y. et al. A educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Madero, v. 14, n. 2, p. 233-263, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45452-
dc.description.abstractDuring the 1st stage of this paper, an evaluation was carried out of the teaching of statistics in second grade primary school by means of interviews with 21 mathematics teachers in schools in Lavras, MG. Most of the teachers had studied the discipline of statistics during their training. Despite this fact, when dealing with statistical concepts, they do so in a strictly descriptive way, with excessive formality and no context. During the 2nd stage, 3 pedagogical sessions were provided in order to discuss various statistical and probability concepts with teachers by applying teaching sequences. By the end, a maturing and adaptation of statistical reasoning was observed in the teachers but the need to plan more courses and workshops in relation to basic statistical concepts was confirmed in order to promote statistical literacy in students.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherComité Latinoamericano de Matemática Educativapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectRaciocínio estatísticopt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectBasic teaching IIpt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectStatistical reasoningpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.titleA educação estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervençãopt_BR
dc.title.alternative2nd grade primary school statistics education in Lavras, Minas Gerais, Brazil: evaluation and interventionpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNa 1ª etapa deste trabalho foi realizada uma avaliação do ensino de Estatística no fundamental II, por meio da aplicação de um questionário a 21 professores de matemática de escolas em Lavras, MG. A maioria dos professores havia cursado a disciplina de Estatística no seu processo de formação. Apesar desse fato, quando abordam conceitos estatísticos, o fazem de maneira estritamente descritiva, com excesso de formalismo e sem contextualização. Na 2ª etapa, foram ministrados 3 encontros pedagógicos, com o objetivo de.discutir com os professores vários conceitos estatísticos e probabilísticos por meio da aplicação de seqüências de ensino. Ao final, percebeuse um amadurecimento e adequação do raciocínio estatístico dos professores; mas constatou–se a necessidade de planejar mais cursos e oficinas de conceitos básicos de Estatística para os professores; com intuito de promover o letramento estatístico dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:DEX - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons