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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeneguci, Joilson-
dc.creatorPereira, Lucas Marques-
dc.creatorValim-Rogatto, Priscila Carneiro-
dc.creatorRogatto, Gustavo Puggina-
dc.date.accessioned2021-01-08T19:23:51Z-
dc.date.available2021-01-08T19:23:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMENEGUCI, J. et al. Avaliação da qualidade de vida de graduandos em Educação física: comparação entre sexos. Coleção Pesquisa em Educação Física, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 57-64, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://www.fontouraeditora.com.br/periodico/home/viewArticle/620pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45977-
dc.description.abstractNowadays being satisfied with our own quality of life is a personal satisfaction that involves a range of factors such as self-esteem, performance ability, comparison with others, knowledge and previous experiences, economic conditions, general health and emotional condition. During the academic life people go through constant adaptation to different situations, which may come to influence their quality of life. The aim of this study was to assess the quality of life of students in physical education, comparing men and women. To develop the work 253 students (21 ± 2.6 years-old) represented by 124 men (21 ± 2.5 years-old) and 129 women (21 ± 2.7 years-old) were evaluated by applying the WHOQOL-bref proposed by World Health Organization and validated in the Brazilian population. The questionnaire permits the evaluation of four domains in quality of life: physical, psychological, social relationships and environment. Considering the classification of the level of quality of life, it was observed that men are considered "satisfied" and women "undefined". The results show that men have better quality of life than women, and this was due to higher scores in physical and psychological domains.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFontoura Editorapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceColeção Pesquisa em Educação Físicapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectUndergraduate studentspt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade de vida de graduandos em Educação física: comparação entre sexospt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of quality of life in physical education undergraduate students: comparison among sexespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEstar satisfeito com sua qualidade de vida é hoje uma júbilo pessoal que engloba diversos fatores como a autoestima, a capacidade de desempenho, a comparação com os outros, os conhecimentos e experiências prévias, as condições econômicas, o estado geral de saúde e o estado emocional. Durante a vida acadêmica jovens passam por constantes adaptações a diversas situações, o que pode vir influenciar as suas qualidades de vida. O objetivo do presente estudo foi determinar o perfil de qualidade de vida de graduandos em Educação Física, comparando homens e mulheres. Para o desenvolvimento do trabalho 253 estudantes (21± 2,6 anos), sendo 124 homens (21 ± 2,5 anos) e 129 mulheres (21 ± 2,7 anos) foram avaliados por meio da aplicação do Whoqol-bref proposto pela Organização Mundial de Saúde e validado em população brasileira. Esse instrumento permite a avaliação de quatro domínios da qualidade de vida: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Considerando a classificação do nível de qualidade de vida, observou-se que os homens são considerados “satisfeitos” e as mulheres “indefinidas”. Os resultados apontam que os homens apresentam melhor qualidade de vida em relação às mulheres, sendo que isso foi devido a maiores pontuações nos domínios físico e psicológico.pt_BR
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