Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Flávia Cristina de Araújo Santos-
dc.date.accessioned2021-01-22T18:16:39Z-
dc.date.available2021-01-22T18:16:39Z-
dc.date.issued2021-01-22-
dc.date.submitted2020-12-11-
dc.identifier.citationASSIS, F. C. de A. S. Habilidade de Leitura e Formação de Professores: o trabalho com a leitura em diferentes contextos. 2020. 145 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46063-
dc.description.abstractThe present work chooses as a theme reading skills and teacher training to act in elementary school and seeks, as a general objective, to investigate methodological strategies that collaborate for the reading competence of students enrolled in the 3rd year of elementary school I, considering reading skills from the multiliteracies perspective. To achieve the proposed objective, this research intends to (i) expand theoretical discussions and deepen knowledge about reading competence; (ii) analyze how the teacher‘s pedagogical actions related work with reading in classes of the 3rd year of elementary school I are planned, and (iii) produce a pedagogical notebook with suggestions of school practices, mediated by different technological resources, for the work with reading skills, in order to contribute to the continuing teacher education. The study is based on theorists such as Solé (1998), Soares (1998), Chartier et al (1996), Colomer and Camps (2002), Koch and Elias (2006), Ferrarezi and Carvalho (2017), Carvalho (2018) among others. This is an action-research, approved by the Ethics Committee under the number 22870919.9.0000.5148, whose participating subjects were students from two classes of the 3rd year, elementary school I, and the professors of these classes. The data were collected through direct observation in Portuguese language classes and the record in a field diary. Semi-structured interviews and the application of diagnostic activity of reading skills referenced in the Portuguese Language matrix of the National Literacy Assessment (NLA) were also used. The data were analyzed using quantitative and qualitative approaches, with a view to systematizing interventions/strategies to boost the acquisition and development of reading skills in students. The research showed the need for continuing education courses, so that teachers can explore the different technologies for working with reading in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleHabilidade de Leitura e Formação de Professores: o trabalho com a leitura em diferentes contextospt_BR
dc.title.alternativeReading skills and teacher training: working with reading in different contextspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee2Carvalho, Robson Santos de-
dc.contributor.referee3Ferreira, Helena Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho elege como tema habilidades de leitura e formação de professores para atuarem no ensino fundamental e busca, como objetivo geral, investigar estratégias metodológicas que colaboram para a competência leitora de alunos matriculados no 3º ano do ensino fundamental I, considerando as habilidades de leitura na perspectiva dos multiletramentos. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa pretende (i) ampliar as discussões teóricas e aprofundar conhecimentos sobre competência leitora; (ii) analisar como são planejadas as ações pedagógicas do professor relacionadas ao trabalho com a leitura em turmas do 3º ano do ensino fundamental I e (iii) produzir um caderno pedagógico com sugestões de práticas escolares, mediadas por diferentes recursos tecnológicos, para o trabalho com habilidades de leitura, de modo a contribuir para a formação continuada do professor. O estudo está fundamentado em teóricos como Carvalho (2018), Chartier, Clesse e Hébrard (1996), Colomer e Camps (2002), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2017), Koch e Elias (2006), Soares (1998) e Solé (1998), entre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação, aprovada no Comitê de Ética sob o número 22870919.9.0000.5148, cujos sujeitos participantes foram alunos de duas turmas do terceiro ano, ensino fundamental I e os professores regentes dessas turmas. Os dados foram coletados por meio da observação direta em aulas de Língua Portuguesa e do registro em diário de campo. Também foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a aplicação de atividade diagnóstica das habilidades de leitura referenciadas na matriz de Língua Portuguesa da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os dados foram analisados, por meio de abordagens quanti-qualitativas, com vista a sistematizar intervenções/estratégias para impulsionar a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura nos discentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de cursos de formação continuada para que os professores possam explorar as diferentes tecnologias para o trabalho com a leitura em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2066323216014105pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.