Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotelho, Melina Carvalho-
dc.date.accessioned2021-01-29T17:55:57Z-
dc.date.available2021-01-29T17:55:57Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.date.submitted2020-12-07-
dc.identifier.citationBOTELHO, M. C. A compreensão leitora de crianças de 4 e 5 anos em atividades de leitura literária e contação de histórias. 2020. 101 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46085-
dc.description.abstractThe need to reflect and understand how reading and storytelling activities occur in school is prominent when considering reading as a social skill and a form of acquiring knowledge. Therefore, this study aims to identify the reading comprehension of children aged four and five years based on literary reading and storytelling activities while developing and applying these skills. The study also analyzed the children's speeches, highlighting reading comprehension. This qualitative research is conducted through a research–action, employing literary reading and storytelling activities with children aged four and five years. The activities took place in two reading situations: (i) when the teacher told stories to the students and (ii) when the teacher read the narratives of children's literature books. The activities were employed at two different times throughout the 2019 academic year. The moments were recorded in a field journal through the description and photographic images. We conducted conversations with the children, asked questions directed to the story's plot, and analyzed the impressions regarding the narratives' context after each reading activity. Thus, the investigative action was grounded on the following question: to what extent is it possible to identify the reading comprehension of children aged four and five years in literary reading and storytelling? The transcripts of the children's responses were based on the studies conducted by Freire (1989) and Cosson (2016), on reading and literary reading, Sisto (2007), regarding storytelling, and Vygotsky (2018), on conception and language, among other authors who discuss the theme. In conclusion, we highlight that reading comprehension is correlated to situations that integrate literary reading and pedagogical mediation. The product of this work was the literary reading and storytelling activities applied during the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectCrianças - Compreensão leitorapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectChildren - Reading comprehensionpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.titleA compreensão leitora de crianças de 4 e 5 anos em atividades de leitura literária e contação de históriaspt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding reading of children 4 and 5 years in literary reading activities and storytellingpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosemary Lapa de-
dc.description.resumoAo considerar a leitura como uma prática social, como também uma forma de quisição para o conhecimento, destacamos a necessidade de se refletir e compreender como as atividades de leitura e de contação de histórias acontecem no contexto escolar. Diante disso, no presente estudo, objetivou–se identificar a compreensão leitora de crianças de 4 e 5 anos a partir de atividades de leitura literária e de contação de histórias, bem como desenvolver e aplicar as atividades de intervenção nessas funções e analisar as falas das criança, destacando a compreensão leitora .Trata–se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada, por meio de uma pesquisa–ação, a partir da aplicação de tais atividades, com crianças de 4 e 5 anos. As atividades aconteceram em duas situações de leitura: sendo a primeira, quando a professora contou histórias para seus alunos, a segunda, quando leu as narrativas de livros de literatura infantil. Para isso, as atividades foram aplicadas em dois momentos diferentes, ao longo do ano letivo de 2019. Os momentos foram registrados, por meio de descrição em diário de campo e de imagens fotográficas. Após cada atividade de leitura, fizemos conversas com as crianças com perguntas direcionadas ao enredo da história, analisando as impressões sobre o contexto das narrativas. Assim, a ação investigativa partiu da seguinte questão: até que ponto é possível identificar a compreensão leitora das crianças de 4 e 5 anos nas atividades de leitura literária e de contação de histórias? Para a análise das transcrições das respostas das crianças, embasou–se nos estudos de Cosson (2016) e Freire (1989) sobre leitura e leitura literária, nos estudos de Sisto (2007) a respeito da contação de histórias, Vygotsky (2018) na concepção e linguagem, dentre outros autores que discutem a temática. A partir das observações das respostas das crianças às atividades desenvolvidas, destacamos que a compreensão leitora está correlacionada a situações que integram o contexto de letramento literário e de mediação pedagógica. Este trabalho tem como produto final as atividades de leitura literária e contação de história aplicadas durante a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5193571940867403pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.