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dc.creatorBalisa, Alyne Ferreira Costa-
dc.date.accessioned2021-02-08T20:18:15Z-
dc.date.available2021-02-08T20:18:15Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.date.submitted2020-01-31-
dc.identifier.citationBALISA, A. F. C. O Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento e gestão universitária. 2020. 97 p. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46097-
dc.description.abstractThe objective of this research is to understand the use of the Institutional Development Plan (PDI) as an instrument of university strategic management. It is a qualitative and exploratory research carried out through bibliographic and documentary research. Data analysis was based on the contextual approach and used the triangle of changes proposed by Pettigrew (1987). As a result of this research, it shows the existing gap between the content proposed by the institutions' PDI and the absence or insufficiency of the approach on the criteria evaluated by the General Course Index (IGC). This, in a way, denotes the non-observance by the managers of the fundamental criteria for improving the quality of the courses, although the 5 (five) universities best classified in the ranking have also been analyzed. The fact is that the PDI, in many cases, is seen as a mandatory element built with the purpose of complying with legal requirements, that is, it is little configured as a document to support university management in terms of improving institutional development indicators, especially for the evaluation of higher education courses. It should be noted, however, that the completeness of the environmental analysis is preponderant in the preparation of university planning (GOHR; SANTOS, 2011; PEREIRA; COELHO, 2018; PEREIRA, 2019) and, therefore, it is recommended that university managers guide if for the analysis of the relationship between content, context and process (what to do, why it needs to be done and how to proceed / conduct), adopting criteria and technical parameters in the choices, in order to minimize the political impact of decisions and enhance the organizational results , directing actions to improve the indicators used by INEP and other international rankings. Finally, it would be worth checking, in future research, if it would be possible to improve the quality of the courses even more if the IGC criteria were better worked out in the specification of actions and projects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucional (PDI)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectÍndice Geral de Curso (IGC)pt_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.subjectInstitutional development planpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectQuality Indicatorspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectGeneral course indexpt_BR
dc.titleO Plano de Desenvolvimento Institucional como ferramenta de planejamento e gestão universitáriapt_BR
dc.title.alternativeThe institucional development plan as a university planning and management toolpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Denis Renato de-
dc.contributor.referee1Vaz, Janderson Martins-
dc.contributor.referee2Coelho, Fernando de Souza-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é compreender a utilização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como instrumento de gestão estratégica das universidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados foi baseada na abordagem contextualista e se utilizou do triângulo das mudanças proposto por Pettigrew (1987). Como resultado desta pesquisa destaca-se o distanciamento existente entre o conteúdo proposto pelo PDI das instituições e a ausência ou insuficiência da abordagem sobre os critérios avaliados pelo Índice Geral de Curso (IGC). Isso de certa forma denota a inobservância, por parte dos gestores, dos critérios fundamentais para melhoria da qualidade dos cursos, muito embora tenham sido analisadas, também, as 5 (cinco) universidades melhores classificadas no ranking. Fato é que o PDI, em muitos casos, é tido como um elemento obrigatório construído com a finalidade de cumprir as exigências legais, ou seja, pouco se configura como um documento de suporte à gestão universitária quanto a melhoria dos indicadores de desenvolvimento institucional, sobretudo para a avaliação de cursos superiores. Ressalta-se, contudo, que a completude da análise ambiental é preponderante na elaboração do planejamento universitário (GOHR; SANTOS, 2011; PEREIRA; COELHO, 2018; PEREIRA, 2019) e, por isso, recomenda-se que os gestores universitários orientem-se para a análise da relação entre conteúdo, contexto e processo (o que fazer, porque precisa ser feito e como proceder/conduzir), adotando critérios e parâmetros técnicos nas escolhas, a fim de minimizar o impacto político das decisões e potencializar os resultados organizacionais, direcionando as ações para a melhoria dos indicadores utilizados pelo INEP e outros rankings internacionais. Por fim, caberia verificar, em pesquisas futuras, se seria possível melhorar ainda mais a qualidade dos cursos caso os critérios do IGC fossem melhor trabalhados na especificação de ações e projetos.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564060970846734pt_BR
Aparece nas coleções:Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertação/TCC)



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