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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Avelino-
dc.date.accessioned2021-03-26T16:59:51Z-
dc.date.available2021-03-26T16:59:51Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2021-02-11-
dc.identifier.citationVAZ, A. Identidade docente no relato de professores de português da Guiné-Bissau. 2021. 111 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46173-
dc.description.abstractIn the last four decades, the theme of teacher identity has intrigued the beginner and the experienced researchers from different areas of knowledge and in different countries, being considered a central condition for the improvement of programs and courses for teacher training and the teaching-learning process. Based on this observation, we seek with this research to understand how Portuguese teachers, exercising their profession in secondary and higher education in Guinea-Bissau, conceive their teacher identity and attribute the meanings to their formative experiences. The research was developed based on the theory of biographic narratives (self) and teacher training, the decolonial theory and the model of description and analysis of Systemic-Functional Linguistics by Michael A. K. Halliday and co-participants. In methodological terms, it is a qualitative research, which involved the review of the scientific literature published in the last ten years on the subject. The methodology also included the collection, analysis and interpretation of the corpus collected through the use of questionnaires to a group of five Portuguese teachers from school institutions in Bissau and the linguistic exam to endorse the theoretical interpretation of the data. The analysis developed showed that the investigated teachers associate the identity of a portuguese teacher with the image of the most important figure for access to Science, and whose success of their work precedes the success of work of teachers in other school subjects and, therefore, the success of school education. This, given the centrality of that language in Guinean teaching and in all spheres of Science, which also reflects the political-legal hegemony of Portuguese in the country. The researched subjects tend to attribute meanings to their training experiences based on their experiences and experiences from the period of theoretical training, experiences from the first years of teaching and based on the experiences of their participation in ongoing training events, given the impacts that these moments left in your personal and professional life. Besides the possibility of contributing to the enrichment of scientific literature on the subject, this study can subsidize the elaboration of projects and programs of language teacher training courses, which can reflect positively on the teaching and learning of languages in the country and on school education in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfessores de portuguêspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensinopt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectPortuguese teacherspt_BR
dc.subjectGuinea-Bissaupt_BR
dc.subjectPortuguese language - Teachingpt_BR
dc.titleIdentidade docente no relato de professores de português da Guiné-Bissaupt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Romero, Tania Regina de Souza-
dc.contributor.referee1Parreiras, Vicente Aguimar-
dc.contributor.referee2Villarta-Neder, Marco Antonio-
dc.description.resumoNas últimas quatro décadas, o tema de identidade docente tem intrigado pesquisadores iniciantes e experientes de diferentes áreas de conhecimento e em diferentes países, sendo considerado como condição central para o aprimoramento dos programas e cursos de formação de professores e do processo de ensino-aprendizagem. Partindo dessa observação, buscamos nesta pesquisa compreender como os professores de português, em exercício da profissão no ensino secundário e superior da Guiné-Bissau, concebem a sua identidade docente e identificar os significados que atribuem às suas experiências formadoras. A investigação foi desenvolvida à luz da teoria de narrativas (auto)biográficas e formação de professores, da teoria decolonial e do modelo de descrição e análise da Linguística Sistémico-Funcional de Michael A. K. Halliday e coparticipantes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, que envolveu a revisão da literatura científica publicada nos últimos dez anos sobre o assunto. A metodologia incluiu também a coleta, análise e interpretação do corpus coletado por meio do emprego de questionários a um grupo de cinco professores de português de instituições escolares de Bissau e o exame linguístico para referendar a interpretação teórica dos dados. A análise do corpus desenvolvida mostrou que os sujeitos pesquisados associam a identidade de professor da língua portuguesa a imagem da figura mais importante para o acesso à Ciência, e cujo êxito do seu trabalho procede o êxito do trabalho de professores das demais Disciplinas escolares e, por conseguinte, o sucesso da educação escolar. Isso, dada a centralidade dessa língua no ensino guineense e em todas as esferas da Ciência, o que também reflete a hegemonia político-legal do português no país. Os sujeitos pesquisados tendem a atribuir significados de aprendizado, de transformação pessoal e competência profissional às suas experiências formadoras com base nas suas vivências e experiências do período da formação teórica, nas experiências dos primeiros anos de exercício docente e com base nas experiências de suas participações em eventos de formação permanente, dado os impactos que esses momentos deixaram em sua vida pessoal e profissional. Além da possibilidade de poder contribuir para enriquecimento da literatura científica sobre o tema, o presente estudo pode subsidiar a elaboração de projetos e programas de cursos de formação de professores de idiomas, o que poderá refletir positivamente no ensino-aprendizagem de línguas no país e na educação escolar em geral.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqLíngua Portuguesapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6627520499120230pt_BR
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