Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pena, Luana Nayara | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-09T17:26:30Z | - |
dc.date.available | 2021-04-09T17:26:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-16 | - |
dc.identifier.citation | PENA, L. N. As condições de produção dos discursos das feminilidades: sujeitos e sentidos encenados. 2021. 102 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46191 | - |
dc.description.abstract | The present work researches the conditions of discourse production by femininities discourses and their effects of sense. The work is part of Discourse Analysis and the Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD- UFLA). Since the feminist and gender studies, femininities have become a theme of social and academic relevance. Considering the multidisciplinary of discourse analysis, it is aimed to articulate the knowledge of different areas studies organized by discourse analysis. Therefore, the corpus is set off by posts of Instagram fan pages that have femininities as a theme. The corpus is organized in three categories considering the positioning related to the conditions of discourse production, as they the femininity emphasized, the femininity idealized, and the femininity resistance. The scene of enunciation, especially the scenography, and the conditions of discourse production are the categories of analysis to comprehend the discourse of femininities. In addition, it is approached how the subject is constituted and performed, considering the studies of Orlandi (2015), Goffman (1995), and Maingueneau (2015). The scene of enunciation, a category introduced by Maingueneau (2015), allows one to consider the enunciation dimension and the roles that the enunciating takes on the discourse. The scenography embraces the acting of the wording and the scenes engaged to validate the discourse. The conditions of discourse production set off Courtine (2014) and Orlandi (2015), embrace centrality in the work because they are considered as a potential encapsulation of the subject and the sense. Thus, it was made a historical review of the conditions of discourse production of the femininities, set off by Priore (2006) and Wolf (2019). The results show the complexity of the femininity subject which reveals multiple possible identities of the contemporary. Furthermore, it is noticed the dispute of the femininities senses, which is placed in the edge of the memory and the reformulation of the discourse and the identities emphasized the interdiscoursive relation that is established in these discourses. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Discurso da feminilidade | pt_BR |
dc.subject | Condições sócio-históricas de produção | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Femininity discourse | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Femininity discourse | pt_BR |
dc.subject | Conditions of the discourse production | pt_BR |
dc.subject | Scenography | pt_BR |
dc.title | As condições de produção dos discursos das feminilidades: sujeitos e sentidos encenados | pt_BR |
dc.title.alternative | The conditions of discourse production of femininities: subjects and senses performed | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cano, Márcio Rogério Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luciana Soares da | - |
dc.contributor.referee2 | Carreira, Rosângela Aparecida Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3 | Costa, Eliane Gonçalves da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga sobre as condições de produção dos discursos das feminilidades e os efeitos de sentidos produzidos a partir deles. A pesquisa insere-se nos estudos da Análise do Discurso (AD), e no âmbito do Grupo de Pesquisa de Leitura e Produção do Discurso (GPLPD-UFLA). A partir dos estudos feministas e de gênero, as feminilidades se tornaram um tema de relevância social e acadêmica. Visto o caráter multidisciplinar da Análise do Discurso, busca-se articular os saberes de outras áreas para que funcionem a serviço da AD. Assim, o corpus da pesquisa é constituído por postagens de fan pages do Instagram que tem como temática a feminilidade. O corpus foi separado em três tipos a partir dos seus posicionamentos em relação às condições de produção, sendo eles, a feminilidade enfatizada, a feminilidade idealizada e a feminilidade resistente. As cenas de enunciação, em especial a cenografia e as condições de produção sócio-históricas foram as categorias de análise usadas para compreender os discursos das feminilidades. Além disso, também abordamos a questão do sujeito discursivo e como ele é constituído e encenado, a partir dos estudos de Orlandi (2015), Maingueneau (2015), e Goffman (1995). As cenas de enunciação, categoria desenvolvida por Maingueneau (2015), possibilitam pensar na dimensão da enunciação e dos papéis que os coenunciadores assumem no discurso. A cenografia ainda compreende a encenação do dizer e as cenas mobilizadas para validar o discurso. As condições de produção, trabalhadas a partir de Courtine (2014) e Orlandi (2015), assumem centralidade no trabalho, pois elas são pensadas a partir do seu potencial de encapsulamento dos sujeitos e dos sentidos. Dessa forma, foi feita uma recuperação histórica das condições de produção das feminilidades, a partir, principalmente, dos trabalhos de Priore (2005) e Wolf (2019). Os resultados da pesquisa apontam para a complexidade do sujeito da feminilidade, revelando múltiplas identidades possíveis na contemporaneidade. Além disso, percebe-se a disputa de sentidos das feminilidades, que se colocam no limite entre a memória e a reformulação do discurso e das identidades, destacando a relação interdiscursiva que se estabelece nesses discursos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Estudos da Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6688985371625868 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras - Mestrado (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_As condições de produção dos discursos das feminilidades sujeitos e sentidos encenados.pdf | 828,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.