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dc.creatorCosta, Márcia Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-20T19:14:58Z-
dc.date.available2021-05-20T19:14:58Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.date.submitted2021-03-22-
dc.identifier.citationCOSTA, M. A. da S. Os jogos no processo de alfabetização e letramento. 2021. 96 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46329-
dc.description.abstractThe concepts of literacy and lettering have expanded in recent decades to account for the process that involves teaching/learning to read and write in contemporary times. Thus, it is assumed that gamification and educational games can enhance reading and writing education. It is believed that gamification and educational games can encourage students to participate with greater engagement in the proposed activities. In this context, the present research has as primary objective of investigating the contribution of games in the consolidation of students' language skills in two classes of the 2nd year of Elementary School and for the work of literacy teachers from a municipal school in the south of Minas Gerais. This investigation established as specific objectives: (i) analyzing the use of games by literacy teachers as a teaching methodology and (ii) applying activities on language literacy skills by using games with 2nd-year students of Elementary School I. The theoretical framework was built using authors such as Alves, Minho, and Diniz (2014), Busarelo, Ulbricht, and Fadel (2014), Colello (2004), Freire (2005), Gil (2002), Grando (2012), Huizinga (1999), Kishimoto (2010), Kleiman (2007, 2014), Ludke and André (1986), Maciel and Lúcio (2008), Soares (2002, 2016), Viana et al. (2013), and Zichermann and Cunningham (2011). The data regarding the application of games were recorded in a logbook, analyzed in the light of the theoretical framework, obtaining the data in the participatory research. Thus, the research demonstrated that games could enhance teaching and contribute to the consolidation of language skills as a diagnostic assessment methodology since the teacher can map the skills students master and what they still need to work through the game. The research has shown that games contribute significantly to the work of literacy teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLetteringpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.titleOs jogos no processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.title.alternativeGames in the literacy and lettering processpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee1Goulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.contributor.referee2Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee3Soares, Ana Paula Campos Cavalcanti-
dc.description.resumoOs conceitos de alfabetização e de letramento se ampliaram, nas últimas décadas, com vista a solucionar o processo que envolve o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Assim, estima-se o pressuposto de que a gamificação e os jogos educacionais possam potencializar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na contemporaneidade. Acredita-se que a gamificação e os jogos educacionais possam estimular os alunos a participarem com maior engajamento das atividades propostas. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta como objetivo principal investigar a contribuição dos jogos na consolidação de habilidades linguísticas de alunos em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e para o trabalho de professores alfabetizadores de uma escola municipal do sul de Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação estabeleceu como objetivos específicos: (i) analisar a utilização dos jogos por professores alfabetizadores, como metodologia de ensino e (ii) aplicar atividades sobre capacidades linguísticas da alfabetização, por meio do uso de jogos, para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I. Para a construção do quadro teórico, foram buscados autores, como Alves, Minho e Diniz (2014), Busarelo, Ulbricht e Fadel (2014), Colello (2004), Freire (2005), Gil (2002), Grando (2012), Huizinga (1999), Kishimoto (2010), Kleiman (2007, 2014), Ludke e André (1986), Maciel e Lúcio (2008), Soares (2002, 2016), Viana et al. (2013), Zichermann e Cunningham (2011). Os dados referentes à aplicação dos jogos foram registrados em diário de bordo, analisados à luz do referencial teórico e dos dados obtidos na pesquisa participativa. Esta pesquisa demonstrou que o jogo é capaz de potencializar o ensino, contribuir para a consolidação de habilidades linguísticas e, ainda, como metodologia de avaliação diagnóstica, visto que, por meio do jogo, o professor pode mapear as habilidades que os alunos dominam e o que precisa trabalhar ainda. A pesquisa demonstrou que os jogos contribuem significativamente para o trabalho de professores alfabetizadores.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2404511064623334pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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