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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRezende, Richard Lima-
dc.creatorPassos, Heitor Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-25T18:52:28Z-
dc.date.available2021-05-25T18:52:28Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationREZENDE, R. L.; PASSOS, H. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma prática pedagógica para a formação de professores. Revista Científica ANAP Brasil, Tupã, v. 13, n. 31, p. 54-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/19843240133120202617.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46374-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze a pedagogical practice on teaching the concept of soil that happened during a summer course at the Federal University of Lavras. In order to understand how it was conceived by a group of university students, an assessment was made so that those involved expressed the positive points and the points to be improved in the class in question. To analyze the speeches of those involved, we used a method of categorizing speeches, where they were grouped into three categories. The first concerns the dynamics of the class that provided the participation of those involved. The second category refers to the domain of content and preparation that teachers demonstrated to have during development, being a fundamental aspect of the teacher's knowledge. The third is constituted by the speeches related to poetry used as a problematizing resource, proving to be an interesting way of combining the sensitivity of art to the scientific view of the world in order to form more complete citizens as well as human beings. We conclude that the pedagogical proposal was positively conceived by those involved and that being dynamic and participatory is one of its essences, in addition to the fact that the teachers are prepared and confident about the domain of the content and problematize the reality through poetry.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Científica ANAP Brasilpt_BR
dc.subjectConceito do solo - Ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectPoesia em sala de aulapt_BR
dc.subjectConcept of soil - Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologypt_BR
dc.subjectPoetry in the classroompt_BR
dc.titleA poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma prática pedagógica para a formação de professorespt_BR
dc.title.alternativePedro Munhoz's poetry in a dialogue with the concept of soil: analysis of a pedagogical practice for teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativeLa poesía de Pedro Munhoz en diálogo con el concepto de suelo: análisis de una práctica pedagógica para la formación del profesoradopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia.pt_BR
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