Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rezende, Richard Lima | - |
dc.creator | Passos, Heitor Vieira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T18:52:28Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T18:52:28Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, R. L.; PASSOS, H. V.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma prática pedagógica para a formação de professores. Revista Científica ANAP Brasil, Tupã, v. 13, n. 31, p. 54-66, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/19843240133120202617. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46374 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to analyze a pedagogical practice on teaching the concept of soil that happened during a summer course at the Federal University of Lavras. In order to understand how it was conceived by a group of university students, an assessment was made so that those involved expressed the positive points and the points to be improved in the class in question. To analyze the speeches of those involved, we used a method of categorizing speeches, where they were grouped into three categories. The first concerns the dynamics of the class that provided the participation of those involved. The second category refers to the domain of content and preparation that teachers demonstrated to have during development, being a fundamental aspect of the teacher's knowledge. The third is constituted by the speeches related to poetry used as a problematizing resource, proving to be an interesting way of combining the sensitivity of art to the scientific view of the world in order to form more complete citizens as well as human beings. We conclude that the pedagogical proposal was positively conceived by those involved and that being dynamic and participatory is one of its essences, in addition to the fact that the teachers are prepared and confident about the domain of the content and problematize the reality through poetry. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulista | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.source | Revista Científica ANAP Brasil | pt_BR |
dc.subject | Conceito do solo - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Poesia em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Concept of soil - Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Poetry in the classroom | pt_BR |
dc.title | A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo: análise de uma prática pedagógica para a formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedro Munhoz's poetry in a dialogue with the concept of soil: analysis of a pedagogical practice for teacher training | pt_BR |
dc.title.alternative | La poesía de Pedro Munhoz en diálogo con el concepto de suelo: análisis de una práctica pedagógica para la formación del profesorado | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar uma prática pedagógica sobre o ensino do conceito de solo que aconteceu durante um curso de verão na Universidade Federal de Lavras. Com o objetivo de entender como ela foi concebida por um grupo de universitários, foi colocada uma avaliação para que os envolvidos expressassem os pontos positivos e os pontos a serem melhorados da aula em questão. Para analisar as falas dos envolvidos utilizamos um método de categorização de falas, onde as mesmas foram agrupadas em três categorias. A primeira diz respeito à dinamicidade da aula que proporcionou a participação dos envolvidos. A segunda categoria é referente ao domínio do conteúdo e preparo que os professores demonstraram ter durante o desenvolvimento, sendo um aspecto fundamental do saber do docente. A terceira se constitui pelas falas relacionadas à poesia utilizada como recurso problematizador, se mostrando um meio interessante de aliar a sensibilidade da arte ao olhar científico sobre o mundo de modo a formar cidadãos mais completos quanto seres humanos. Conclui-se que a proposta pedagógica foi concebida positivamente pelos envolvidos e que ser dinâmica e participativa é uma de suas essências, além do fato de os professores se apresentarem preparados e seguros quanto ao domínio do conteúdo e problematizarem a realidade pela poesia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A poesia de Pedro Munhoz em um diálogo com o conceito de solo análise de uma prática pedagógica para a formação de professores.pdf | 352,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons