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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTemoteo, Paulo Antônio de Oliveira-
dc.creatorCarneiro, Marcelo Carbone-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2021-05-25T18:57:11Z-
dc.date.available2021-05-25T18:57:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationTEMOTEO, P. A. de O.; CARNEIRO, M. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica. Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 5, p. 192-206, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082716520202658.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46377-
dc.description.abstractThis work aims to analyze a methodology created within the elective discipline of Teaching Methodology in Botany, offered in the Biological Sciences Degree course at the Federal University of Lavras, seeking to understand how alternative methodologies to the traditional teaching model collaborate to build knowledge in the field of Botany, with interdisciplinary approaches, and how the discipline collaborated in the process of initial teacher training. The practice aimed to teach introductory concepts of Botanical Classification, based on the dialogue and problematization of paintings, plants and plastic flowers in an interdisciplinary perspective between art, science and history. To analyze the practice, in the scope of Qualitative Research, Content Analysis by categories was used a posteriori. The 4 categories developed were: Art, Science and Teaching; Plastic Paintings, Vegetables and Flowers: Learning and Enchantment; The Importance of Multiple Contextualizations; Problematization as a Stimulus for Participation. We consider that from practice it was possible to understand the importance of Alternative Methodologies for a more pleasant, critical and meaningful teaching of Botany, in addition to the importance of discipline for the initial training of teachers, since it contributed to the development of teaching design that is integrated, interdisciplinary and emancipatory.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherANAP - Associação Amigos de Natureza de Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.titleArte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânicapt_BR
dc.title.alternativeArt, History and Science in Teaching the Concept of Botanical Classificationpt_BR
dc.title.alternativeArte, Historia y Ciencia en la Enseñanza del Concepto de Clasificación Botánicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar uma metodologia criada no âmbito da disciplina eletiva de Metodologia do Ensino de Botânica, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, buscando entender como as metodologias alternativas ao modelo tradicional de ensino colaboram pra construção de conhecimentos no âmbito da Botânica, com aproximações interdisciplinares, e como a disciplina colaborou no processo de formação inicial de professores. A prática teve como objetivo ensinar conceitos introdutórios de Classificação Botânica, fundamentando-se em no diálogo e problematização de pinturas, plantas e flores de plástico em uma perspectiva interdisciplinar entre arte, ciência e história. Para analisar a prática, no âmbito da Pesquisa Qualitativa, foi utilizada a Análise de Conteúdo por categorias a posteriori. As 4 categorias desenvolvidas foram: Arte, Ciência e Ensino; Pinturas, Vegetais e Flores de Plástico: Aprendizado e Encantamento; A Importância das Múltiplas Contextualizações; Problematização como Estímulo de Participação. Consideramos que a partir da prática foi possível compreender a importância das Metodologias Alternativas para um ensino de Botânica mais prazeroso, crítico e significativo, além da importância da disciplina para a formação inicial de professores, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de concepção de um ensino que seja integrado, interdisciplinar e emancipatório.pt_BR
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