Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Mariana Nayara Bonilha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T16:44:29Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T16:44:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-29 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, M. N. B. de. Concepções de natureza na filosofia: contribuições à educação ambiental. 2019. 67 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46409 | - |
dc.description.abstract | Understanding the complexity of the construction of a concept and its different implications in the historical and daily production of the culture of a society, in the present work we aim to study the concept of Nature in the light of History and Philosophy as fundamental theoretical contributions to understand Environmental Education in its multiplicity. The objective, in this work, is to discuss how nature serves the modes of production as regards the way of living and conceiving of nature and its relation to Man. For this, we approach different doctrines elaborated in the historical and philosophical course, starting from the ideal Rationalism of Ancient Greece to the Positivism of Modernity. It is a qualitative, exploratory research based on the assumption that learning is best performed when part of the known, always seeking to broaden the horizons of knowledge through readings and studies on the subject that generate rational answers. Thus, this dissertation will be organized into three chapters: 1º Nature; 2º The Environmental Education Trends; and 3º The Dialogue between conceptions of Nature and Environmental Education. This text is an invitation to rethink the vision of nature, the concept of environment, Environmental Education and reflect critically on the Man-Nature relationship; denaturing obvious and raising new questions that may inspire actions and research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estudo da natureza | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da natureza | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Natureza - Influência do homem | pt_BR |
dc.subject | Relação homem-natureza | pt_BR |
dc.subject | Nature study | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of nature | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Nature - Influence of man | pt_BR |
dc.subject | Man-nature relationship | pt_BR |
dc.title | Concepções de natureza na filosofia: contribuições à educação ambiental | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptions of nature in philosophy: contributions to environmental education | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Jacqueline Magalhães | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Jacqueline Magalhães | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento Júnior, Antônio Fernandes | - |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Priscila Correia | - |
dc.description.resumo | Compreendendo a complexidade da construção de um conceito e suas diferentes implicações na produção, histórica e cotidiana, da cultura de uma sociedade, no presente trabalho visamos estudar o conceito de Natureza à luz da História e da Filosofia como aportes teóricos fundamentais para compreendermos a Educação Ambiental em sua multiplicidade. O objetivo, nesse trabalho, é discutir de que modo a natureza serve aos modos de produção no que tange à forma de viver e conceber a natureza e sua relação com o Homem. Abordamos, para isso, diferentes doutrinas elaboradas no curso histórico e filosófico, partindo do Racionalismo ideal da Grécia Antiga até o Positivismo da Modernidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão teórica, que parte do pressuposto de que a aprendizagem se realiza melhor quando parte do conhecido, buscando sempre ampliar os horizontes do conhecimento por meio de leituras e estudos sobre a temática, que gerem respostas racionais. Deste modo, esta dissertação está organizada em três capítulos: Primeiro: A natureza; Segundo: As Tendências da Educação Ambiental; e Terceiro: Uma produção hermenêutica entre as concepções de Natureza e as Educações Ambientais. Esse texto é um convite a repensar a visão de natureza, o conceito de ambiente, a Educação Ambiental e refletir criticamente sobre a relação Homem-Natureza; desnaturalizando óbvios e levantando novos questionamentos que possam inspirar ações e pesquisas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3880894843026056 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Concepções de natureza na filosofia contribuições à educação ambiental.pdf | 657,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.