Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Kleber Tuxen-
dc.creatorSilva, Bruno Adriano Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-06-02T17:45:24Z-
dc.date.available2021-06-02T17:45:24Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationCARNEIRO, K. T.; SILVA, B. A. R. da. O desenvolvimento do curso de (licenciatura) educação física da UFLA: o que nos diz a história oral temática? Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, e57819, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.57819.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46443-
dc.description.abstractThe article sought to analyze the historical development of the graduation course in Physical Education of UFLA. Thematic Oral History was used as a method of analysis. Observing the collated data, it was inferred that the course in question presented a set of catalysts for its development, emphasizing in the first moment the activities of teaching, research and extension, as fundamental for its development, in spite of the reduced number of teachers who worked in it. It can also be verified that the same in it’s along course established an organic relationship with the city of Lavras, and sports were agent to dynamize this relationship, in spite of the risks of incurring in “epistemological reductionism”, when conceiving it as a purpose formative for the area.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Pensar a Práticapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectEnsino, pesquisa e extensãopt_BR
dc.subjectLicenciaturaspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectTeaching, research and extensionpt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.titleO desenvolvimento do curso de (licenciatura) educação física da UFLA: o que nos diz a história oral temática?pt_BR
dc.title.alternativeThe development of graduation in physical education of UFLA: what does the thematic oral history tell us?pt_BR
dc.title.alternativeEl desarrollo del curso de formación docente en educación física en UFLA: ¿qué nos dice la historia oral temática?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo procurou analisar o desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Educação Física da UFLA. Utilizou-se como método de análise a História Oral temática. Observando os dados cotejados, inferiu-se que o curso em questão apresentou um conjunto de catalisadores para o seu desenvolvimento, destacando-se num primeiro momento às atividades de ensino, a pesquisa e a extensão, como fundamentais para seu desenvolvimento, apesar do número reduzido de docentes que nele atuava. Pode-se constatar também, que o mesmo em seu decurso estabeleceu uma relação orgânica junto à cidade de Lavras, sendo o esporte o agente dinamizador dessa relação, em que pese os riscos de incorrer no “reducionismo epistemológico”, ao concebê-lo enquanto finalidade formativa para a área.pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons