Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Lutrícia Hiani Machado Monti-
dc.date.accessioned2021-06-30T16:59:25Z-
dc.date.available2021-06-30T16:59:25Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.date.submitted2021-05-05-
dc.identifier.citationSOUSA, L. H. M. M. Mediação cultural na escola: possibilidades de fazeres docentes a partir de linguagens da arte no contexto de pandemia covid-19. 2021. 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46601-
dc.description.abstractThis research intends to analyze how the cultural mediation can contribute to the cultural formation of teachers and students of the Basic Brazilian Education. It assumes that how wider the repertoire and the cultural access of the mediator is there will be greater appropriation of cultural expressions at the scholar classes. The objective of the following research is to investigate what the state of art presents about the theme in order to identify the cultural expressions produced due to the context of the covid-19 pandemic. The corpus of the research is some dissertations and thesis of the Capes catalogue published in the last three years. In reference of the cultural products, they were searched in virtual platforms filtrated by the following subjects: Literature, Visual Arts and furthermore arts languages. The theoretical reference covers some contributions of Adorno & Horkheimer (1985), in matter of discussions about the Cultural Industry, Barbosa (2010) in matter of Art and Education and the triangular approach, Martins (2018; 2012) and Vygotsky (1991) on cultural and professor mediation and the interlacement between subjects and school. The results show that the cultural formation of teachers is still a great challenge in the educational real process because of its lack of accessibility. However, the teacher as a cultural mediator can propose educative ways in dialogue with the socially built cultural expressions. In addition, the cultural production at the pandemic time shows potentials pedagogic uses, once that technology can promote cultural access contributing with cultural repertoire and aesthetics experiences of the teacher. The product of this research is an didactic guide for teachers in order to bring them possibilities of expanding their cultural formation besides promoting new cultural access from the arts languages released in the covid-19 pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectMediação culturalpt_BR
dc.subjectFormação culturalpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino primário - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCultural mediationpt_BR
dc.subjectCultural formationpt_BR
dc.subjectPrimary school teachers - Trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titlemediação cultural na escola: possibilidades de fazeres docentes a partir de linguagens da arte no contexto de pandemia covid-19pt_BR
dc.title.alternativeCultural mediation at school: a teaching possibility from art languages in the context of the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francine de Paulo Martins-
dc.contributor.referee1Lima, Francine de Paulo Martins-
dc.contributor.referee2Moraes, Taiza Mara Rauen-
dc.contributor.referee3Ferreira, Helena Maria-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como eixo norteador analisar como a mediação cultural pode contribuir para a formação cultural de docentes e discentes da Educação Básica. Parte-se do pressuposto de que quanto mais vasto for o repertório e os acessos culturais do mediador, haverá melhor apropriação das expressões culturais na escola. O objetivo, portanto, foi o de investigar o que a literatura diz acerca do tema e identificar as manifestações culturais produzidas decorrentes do contexto da pandemia covid-19, tendo em vista as possibilidades de mediação cultural no contexto da educação básica. Como corpus da pesquisa, utilizaram-se dissertações e teses do catálogo da Capes publicadas nos últimos três anos (2018, 2019 e 2020). No que tange às produções culturais, realizou-se uma pesquisa nas plataformas virtuais que se delimitou a partir das expressões culturais produzidas nos tempos de pandemia. O referencial teórico foi constituído a partir de contribuições de Adorno e Horkheimer (1985), para a discussão sobre a Indústria Cultural, Barbosa (2010) no que tange à Arte e Educação e a abordagem triangular, Martins (2018; 2012) e Vigotski (1991), acerca da mediação docente e cultural e os entrelaçamentos com os sujeitos e com a escola. Os resultados apontam que a formação cultural docente ainda é um grande desafio para a realidade educacional devido à falta de acessos, porém o professor enquanto mediador cultural pode ser propositor de caminhos educativos em diálogo com as expressões culturais socialmente construídas. Além disso, as produções culturais em tempos de pandemia apresentam potencialidades de usos pedagógicos, pois a realidade tecnológica pode promover acessos culturais e contribuir com os repertórios culturais e experiências estéticas dos docentes. O produto final desta pesquisa é um guia didático, como possibilidade de ampliar a formação cultural e promover acessos a partir das linguagens da arte divulgadas em tempos de pandemia, a ser utilizado pelos docentes da Educação Básica. Palavras-chave: mediação cultural; formação cultural; mediação; educação básica.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979432711281368pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.