Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ellen Lima-
dc.creatorCorrea, Núbia Cristina Sulz Lyra-
dc.date.accessioned2021-07-15T19:09:57Z-
dc.date.available2021-07-15T19:09:57Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationSOUZA, E. L.; CORREA, N. C. S. L. RPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Goiânia, v. 12, n. 33, p. 44-65, jun./ago. 2020. DOI: 10.31418/2177-2770.2020.v12.n.33.p44-65.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46759-
dc.description.abstractThis article aims to present the RPG (Role-Playing Game) Sunflowers, the game presents theoretical-methodological concepts developed by black academics who guide notions of black children and infants and structure the foundations of the education of ethnic-racial relations. The game was conceived in an Afrocentricity key aimed at undergraduates in the Pedagogy course. For the black academic community, research is a form of activism, such a condition is expressed in the search for curricular justice, requires pedagogical coherence to communicate ancestral values that promote citizenship with our children of yesterday and today in the cosmogonic order of Exu that subverts the time and space taking us to mother Africa.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as)pt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN)pt_BR
dc.subjectEthnic-racial relations-
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectFundamentos da educaçãopt_BR
dc.subjectRole-Playing Game (RPG)pt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectChildhoodspt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectBlack academicspt_BR
dc.subjectFundamentals of educationpt_BR
dc.titleRPG Girassóis: epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeRPG Sunflowers: Epistemologies of black academics for the fundamentals of childhood educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta o Role-Playing Game (RPG) Girassóis que aborda conceitos teórico-metodológico desenvolvidos por acadêmicas negras que orientam noções de infâncias e crianças negras e estruturam fundamentos da educação das relações étnico-raciais. O jogo foi concebido em uma chave de afrocentricidade orientado para graduandas/os do curso de Pedagogia. Para a comunidade acadêmicas negras a pesquisa é, também, uma forma de militância tal condição se expressa a busca por justiça curricular e isso, exige, coerência pedagógica para comunicar valores ancestrais que promovem cidadania com as nossas crianças de ontem e de hoje na ordem cosmogônica de Exu que subverte o tempo e o espaço nos levando para mãe África.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RPG Girassóis epistemologias acadêmicas negras para os fundamentos da educação infantil.pdf938,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons