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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Francislaine Ávila de-
dc.creatorAndrade, José Antônio Araújo-
dc.creatorMartins, Francine de Paulo-
dc.date.accessioned2021-08-18T19:14:36Z-
dc.date.available2021-08-18T19:14:36Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationSOUZA, F. A. de; ANDRADE, J. A. A.; MARTINS, F. de P. As práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlog na educação básica. Devir Educação, Lavras, p. 155-178, ago. 2020. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v0i0.232.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46876-
dc.description.abstractThe article in question refers to an excerpt from a research developed within the scope of the Professional Master's in Education, whose objective was to analyze the potential of the computational environment Logo in digital mathematical literacy practices in the development of algebraic thinking. The data were generated from tasks developed with students in the fifth year of elementary school at a publicschool in the interior of Minas Gerais. For theoretical foundation, authors who discuss digital technologies and mathematical literacy and digital literacy with a focus on Soares(2002), Ribeiro and Coscarelli(2017), Street(2004), Borba(2001) andMendes(2007) were used as theoretical input. As a result, it was obtained the understanding that the use of digital technologies enhances the teaching and learning process, since the student is placed in front of their social reality, as currently digital technology is part of the history and cultural context of the students. subjects, and this use of digital technology, and other media, and the intentionality in which the situation triggering the learning was elaborated allowed the daily knowledge, mathematical knowledge and digital knowledge they already had to be mobilized and added to those that they acquire during the task, reaching the learning objectives.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectDigital mathematical literacypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.titleAs práticas de letramento matemático digital e o papel mediador das tecnologias digitais: uma experiência com o software superlog na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe practices of digital mathematical lettering and the mediating role of digital technologies: an experience with the superlogue software in basic educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo em tela refere-se a um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação, cujo objetivo foi o de analisar as potencialidades do ambiente computacional Logo em práticas de letramento matemático digital no desenvolvimento do pensamento algébrico. Os dados foram gerados a partir de tarefas desenvolvidas com estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Para fundamentação teórica, foram utilizados como aporte teórico autores que discutem sobre as tecnologias digitais e sobre o letramento matemático e letramento digital com foco em Soares (2002), Ribeiro e Coscarelli (2017), Street (2004), Borba (2001) e Mendes (2007). Obteve-se como resultado a compreensão de que o uso das tecnologias digitais potencializa o processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que o estudante é colocado frente a sua realidade social, pois atualmente a tecnologia digital faz parte da história e do contexto cultural dos sujeitos, e essa utilização da tecnologia digital, e de outras mídias, e a intencionalidade em que a situação desencadeadora de aprendizagem foi elaborada permitiu que fossem mobilizados os conhecimentos cotidianos, os conhecimentos matemáticos e os conhecimentos digitais que eles já possuíam e somando-se àqueles que eles adquiram durante a tarefa, atingindo aos objetivos de aprendizagem.pt_BR
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