Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, João Miller da-
dc.creatorBotelho, Stela Mara-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2021-08-25T18:32:03Z-
dc.date.available2021-08-25T18:32:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, J. M. da; BOTELHO, S. M.; FERREIRA, H. M. O trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitor. Revista Periferia, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 302-321, set./dez. 2020. DOI: 10.12957/periferia.2020.44346.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46947-
dc.description.abstractThe present study elects as an object of reflection the potentialities of the memes genre for the formation of the reader. This research had as intent to compile studies that deal with the genre meme –a cultural manifestation that has been highlighted in recent times on the Internet. Thus, this research aims to: (i) present a study on the genre memes and highlight the self these papers discuss about their applications in the classroom, and (ii) analyze, from the perspective of the genre of discourse, the thematic content, the compositional plan and the style of Language of the meme. To achieve the proposed objective, a bibliographical study was carried out, with a view to theoretically substantiate the study based on Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), among others. In addition, this paper presents the results of an analysis of three video memes. Such propositions have a focused focus on the thematic content, the compositional plane, and the meme style. It is hoped that as reflections is a task that allows to illuminate the trajectory of the teachers, the pedagogical potentialities, since the work with the genre memes the classroom, besides mobilizing the student's interest for a learning, can favor an extension of multilevel skills.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.sourceRevista Periferiapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectDiscursive genrept_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.titleO trabalho com gênero meme em sala de aula: potencialidades para a formação do leitorpt_BR
dc.title.alternativeThe work with genre memes in the classroom: potentialities for a reader trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo elege como objeto de reflexão as potencialidades do gênero memes para a formação do leitor. Essa pesquisa teve por intento compilar estudos que versam sobre o gênero meme - uma manifestação cultural que tem recebido destaque nos últimos tempos na internet. Assim, essa pesquisa tem como objetivo: (i) apresentar um estudo sobre o gênero memes e destacar o que estes trabalhos discutem sobre suas aplicações em sala de aula, e (ii) analisar, a partir da perspectiva do gênero do discurso memes, o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo de linguagem do gênero meme.Para a consecução do objetivo proposto foi realizado um estudo bibliográfico, com vistas a fundamentar teoricamente o trabalho embasado por Bakhtin (2003), Braga (2018), Horta (2015), Santos (2013), entre outros. Além da pesquisa teórica, este trabalho apresenta os resultados de uma análise de três memes em vídeo. Tais análises apresentam um foco direcionado para o conteúdo temático, o plano composicional e o estilo do meme. Espera-se que as reflexões decorrentes deste trabalho possa iluminar o percurso formativo de professores, potenciais leitores, uma vez que o trabalho com meme em sala de aula, além de mobilizar o interesse do aluno para a aprendizagem, pode favorecer a ampliação de várias habilidades relacionadas aos multiletramentos.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_O trabalho com gênero meme em sala de aula potencialidades para a formação do leitor.pdf443,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons