Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotelho, Melina Carvalho-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2021-08-26T17:58:12Z-
dc.date.available2021-08-26T17:58:12Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationBOTELHO, M. C.; GOULART, I. do C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 21, n. 2, p. 99-114, mai./ago. 2020. DOI: 10.13102/cl.v21i2.5806.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970-
dc.description.abstractThe present study aims to identify the impressions that the activities of literary reading and storytelling provoke in the child, the purpose of analyzing the understanding and relationships constructed between literary reading, narrative art and affection. This is a qualitative approach research, carried out through an action research, based on the application of activities of literary reading and storytelling, with children aged 4 and 5 years, from a class of early childhood education of a school of private educational network, from a city of Campo das Vertentes, MG. The activities consisted of 3 distinct proposals: first, when the teacher tells a story to her student, second when reading the story of a book and third when a book of images read together. each reading activity, conversations were held with the children, about their impressions about the activity of literary reading and storytelling. analysis of children's statements based on the studies of Sisto (2001, 2007), (2004) on storytelling in Cosson's studies (2016), on reading literary studies by Wallon (1999) with the conception of affectivity. The initial observations indicate that reading happens from emotions, showing that children who have contact with narratives enhance imagination, creativity and the ability to discern and criticize.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista A Cor das Letraspt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectCompreensão de leiturapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.titleLeitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anospt_BR
dc.title.alternativeLiterary reading and storytelling amid impressions of reading children aged 4 and 5 yearspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas: primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons