Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Isabel Cristina Rodrigues-
dc.creatorGomes, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-27T17:50:46Z-
dc.date.available2021-08-27T17:50:46Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.citationFERREIRA, I. C. R.; GOMES, C. da S. As literaturas de língua inglesa como ferramenta para instigar a aprendizagem de inglês no ensino médio a partir da identificação social e cultural. Itinerarius Reflectionis, Jataí, v. 15, n. 4, p. 01–14, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60239.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60239pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/47974-
dc.description.abstractThis article seeks to discuss the relevance of the literary text in the English language classes, paying attention to a work that aims at the social and cultural identification of learners with a literary work. In this sense, the corpus formed by the poem “The Burglar of Babylon” (1965), by the American poet Elizabeth Bishop, was used in the teaching internship in the undergraduate course in Languages (Portuguese and English) and their Literatures, whose focus was based on the use of English-language literatures. The objectives that permeate the article are to arouse interest in reading literary texts from English-speaking countries and cultures; promote interaction and cultural / social identification between the text and the subject; instigate the student's desire for English language literature and, possibly, generate interest in language learning. The adopted methodology follows the steps of the classes taught, prioritizing a detailed analysis of all steps. The analysis begins from the moment of receipt of the work, following until the moment of production made by the students themselves. The research proves the relevance of exploring the literary text in English as a tool that fosters the interest of learners, combining the interest in literary reading and the language whose work was written.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceItinerarius Reflectionispt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectDiálogo interculturalpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectEnglishpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectIntercultural dialoguept_BR
dc.titleAs literaturas de língua inglesa como ferramenta para instigar a aprendizagem de inglês no ensino médio a partir da identificação social e culturalpt_BR
dc.title.alternativeLiteratures of the english speaking world as a tool to instigate english learning in high school from social and cultural identificationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca discutir a relevância do texto literário nas aulas de língua inglesa, atentando-se para um trabalho que visa a identificação social e cultural dos aprendizes com a obra. Nesse sentido, o corpus formado pelo poema “The Burglar of Babylon” (1965), da poeta estadunidense Elizabeth Bishop, foi utilizado no estágio supervisionado do curso de licenciatura em Letras Português/Inglês e suas Literaturas, cujo foco se pautou na utilização das literaturas de língua inglesa. Os objetivos que permeiam o artigo são os de despertar o interesse pela leitura literária de textos provindos de países e culturas anglófonas; promover a interação e a identificação cultural/social entre o texto e o sujeito; instigar o desejo do aluno acerca das literaturas de língua inglesa e, possivelmente, gerar interesse pela aprendizagem da língua. A metodologia adotada acompanha as etapas das aulas lecionadas, priorizando uma análise detalhada de todos os momentos. Inicia-se a análise a partir do momento de recepção da obra, seguindo até o momento de produção feita pelos próprios alunos. A pesquisa comprova a relevância de se explorar o texto literário em língua inglesa como ferramenta que fomenta o interesse dos aprendizes, aliando o interesse pela leitura literária e pela língua cuja obra foi escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.