Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Junqueira, Marianna Meirelles | - |
dc.creator | Maximiano, Flavio Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T20:24:30Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T20:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-05 | - |
dc.identifier.citation | JUNQUEIRA, M. M.; MAXIMIANO, F. A. Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), Aracaju, v. 10, n. 1, p. 87-106, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48507 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed at obtaining concept maps about intermolecular interactions in chemistry textbooks commonly used in higher education. The conceptual maps were manually elaborated by marking the concepts in the texts, extracting the propositions between the concepts, and constructing a concept map with the conceptual relationship of the texts. From the obtained concept maps, we highlighted the most important concepts, the propositional relations between these concepts, the central concepts that allow unifying fundamental ideas and the definition of a conceptual hierarchy. The concepts represented in the concept maps can be grouped into three categories: 1) types of intermolecular interactions; 2) molecular properties that define the nature and forces of these interactions, and 3) examples, phenomena or macroscopic properties. Moreover, the centrality of the concepts polarity and polarizability and their relationship foster a more in-depth understanding of the topic. Concerning educational implications, the use of this strategy by the teacher, who elaborate the concept map, might assist in a deeper and integrated understanding of this knowledge, helping her/him to design a better plan and to determine the best approach to such relationships in the classroom. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online) | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento conceitual | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Concept mapping | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.title | Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais | pt_BR |
dc.title.alternative | Obtaining the conceptual structure of intermolecular interactions transforming texts in concept maps | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo elaborar mapas conceituais a respeito do tema interações intermoleculares a partir do conteúdo apresentado em livros didáticos comumente utilizados no ensino superior. Os mapas conceituais foram elaborados manualmente por meio da marcação dos conceitos nos textos, extração das proposições entre os mesmos, e construção de um mapa conceitual com as principais relações conceituais presentes nos textos. A partir dos mapas conceituais elaborados foram destacados os conceitos mais importantes, as relações proposicionais entre estes conceitos, dos conceitos centrais que permitem unificar ideias fundamentais e da definição de uma hierarquia conceitual. Os conceitos representados nos mapas conceituais podem ser agrupados em três categorias: 1) tipos de interações intermoleculares; 2) propriedades moleculares que definem a natureza e as forças destas interações e 3) exemplos, fenômenos ou propriedades macroscópicas. Verifica-se ainda a centralidade dos conceitos de polaridade e polarizabilidade e suas relações para o desenvolvimento de uma compreensão mais completa do tema. Pensando em implicações didáticas, destaca-se que o uso desta estratégia pelo professor, construtor do mapa conceitual, pode auxiliá-lo na compreensão deste conhecimento de maneira mais integrada além de ajudálo a melhor planejar a abordagem de tais relações em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DQI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Obtenção da estrutura conceitual do tema interações intermoleculares através da transformação de textos em mapas conceituais.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons