Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48508
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Amaral, Gabriel Batista | - |
dc.creator | Oliveira, Carolina de Souza | - |
dc.creator | Couto, Scarlet Silva | - |
dc.creator | Festozo, Marina Battistetti | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T20:25:54Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T20:25:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-03 | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, G. B. et al. “Não está à venda”: uma peça teatral sobre os problemas da construção de barragens e a formação de professores. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, Tupã, v. 16, n. 2, p. 15-25, 2020. DOI: 10.17271/1980082716220202323. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2323 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48508 | - |
dc.description.abstract | The work originated a theatrical play entitled "It is not for sale", constructed, elaborated and staged by the undergraduate students in Biological Sciences Degree through the Pibid (Institutional Program of scholarship initiation to teaching) and directed by one of the students, Gabriel Amaral. The objective of this work is to analyze how this play can contribute to discussions about environmental issues, especially about the construction of dams in Brazil. The piece deals with a timeline that runs through moments of the whole process of building an unsuccessful dam. It addresses socio-environmental impacts, ranging from the expulsion of riverine, indigenous, and other communities from their lands to the major environmental impacts caused. Thus, through the play it was possible to discuss Brazilian society, relating politics, economics, culture as well as its conformation within a capitalist society exploiting men and nature. The aim of the piece was to present, discuss and sensitize teachers in formation in order to promote a more in-depth reflection on this controversial topic, which needs to be discussed. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista - ANAP | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | “Não está à venda”: uma peça teatral sobre os problemas da construção de barragens e a formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | “Not for sale”: a play about the problems of dam construction and teacher training | pt_BR |
dc.title.alternative | "No está a la venta": una pieza teatral sobre los problemas de la construcción de represas y la formación de profesores | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho teve como origem uma peça teatral denominada “Não está à venda”, construída, elaborada e encenada pelos alunos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas através do Pibid (Programa institucional de bolsas de iniciação à docência) e dirigida por um dos alunos, Gabriel Amaral. O objetivo do trabalho é analisar como essa peça pode contribuir para discussões acerca de questões ambientais, em especial sobre a construção de barragens no Brasil. A peça trata sobre uma linha do tempo que perpassa momentos de todo o processo da construção de uma barragem mal sucedida. Ela aborda os impactos socioambientais, que passa desde a expulsão de comunidades ribeirinhas, indígenas, dentre outros de suas terras, até os grandes impactos ambientais causados. Assim, por meio da peça foi possível discutir a sociedade brasileira, relacionando a política, economia, cultura assim como sua conformação dentro de uma sociedade capitalista exploradora dos homens e da natureza. A peça teve como objetivo apresentar, discutir e sensibilizar professores em formação de modo a promover uma reflexão mais aprofundada sobre este tema polêmico e necessário de ser discutido. Palavras-chave: teatro, educação ambiental, formação de professores. | pt_BR |
Appears in Collections: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.