Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Danielle Cristine-
dc.creatorAlmeida, Patricia Vasconcelos-
dc.date.accessioned2021-12-06T21:31:30Z-
dc.date.available2021-12-06T21:31:30Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationSILVA, D. C.; ALMEIDA, P. V. O minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiência. Devir Educação, Lavras, ago. 2020. Edição Especial. DOI: 10.30905/ded.v0i0.200.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/48635-
dc.description.abstractWe start from the assumption that teacher training must take place continuously, in order to consider the current socio-educational demands. Thinking from this perspective, the objective of this article is to discuss the steps chosen by the teacher when working with a formative tool known as microteaching and also discuss teacher’s pedagogical didactic production based in the experience of using a Webquest as a didactical tool. The qualitative approach provides a discussion about the experience with the microteaching and how this training moment influenced three teachers of a cooperative school in Minas Gerais choices and practices. As a data generation methodology, semi-structured questionnaires were used, which enabled a direct analysis of the pedagogical experience lived at the time of the application of the minicourse. The results indicate that the microteaching is an influencer of a new pedagogical practice. It also contributed to the continuing education of the language teachers who participated to the process.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFerramentas formativaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTraining toolspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titleO minicurso na formação continuada de professores de línguas de uma escola cooperativa: do processo formativo à efetivação da experiênciapt_BR
dc.title.alternativeA microteaching in the language teachers continuing education in a cooperative school: from the formative process to the realization of the experiencept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoPartimos do pressuposto que a formação de professores deve ocorrer de maneira contínua, a fim de considerar as demandas socio educacionais vigentes. Pensando nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é discutir sobre as etapas permeadas ao trabalhar com a ferramenta formativa conhecida como minicurso e produção didático pedagógica a partir dessa experiência na formação do professor em exercício. A abordagem qualitativa da pesquisa privilegia uma discussão sobre a aplicação do minicurso acerca do uso do artefato tecnológico digital webquest a professores de uma escola cooperativa do interior de Minas Gerais e como esse momento formativo influenciou as escolhas e práticas dos professores colaboradores dessa investigação. Como metodologia de geração de dados foram utilizados questionários semiestruturados que viabilizaram uma análise direta da experiência pedagógica vivenciada no momento da aplicação do minicurso. Os resultados indicam o minicurso como influenciador de uma nova prática pedagógica e como contribuidor da formação continuada dos professores de línguas participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons