Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alexandre José de Carvalho-
dc.date.accessioned2015-01-12T12:45:21Z-
dc.date.available2015-01-12T12:45:21Z-
dc.date.issued2015-01-12-
dc.date.submitted2014-11-26-
dc.identifier.citationSILVA, A. J. de C. Desenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básica. 2014. 135 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4864-
dc.descriptionRelatório Técnico apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação bimodalpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectBimodal educationpt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma comunidade virtual para a inserção da metodologia blended learning na Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual community for the insertion of the methodology blended learning in K-12pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Departamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Ronei Ximenes-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Costa Junior, Hélio Lemes-
dc.description.resumoNo presente trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, com base no modelo TPACK, que oferece formação para que professores da educação básica incorporem a metodologia Blended Learning em suas atividades escolares. O trabalho foi organizado em duas dimensões. Na dimensão de pesquisa, foi realizada investigação de caráter descritivo-exploratório sobre o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA na educação básica presencial, incluindo análise documental e estudo comparativo. A análise documental se deu em publicações de 2009 até 2014, sendo utilizado o portal de periódicos da Capes e o Google Acadêmico. Para o estudo comparativo, foram investigados AVAs disponíveis para instalação sem custo de aquisição, que apresentam código livre, oferecem versão em português e atualizações periódicas. Sendo aplicado na análise o modelo interacionista/construtivista sistêmico proposto por Schlemmer e Fagundes. O resultado da análise mostrou que o AVA Moodle como o mais indicado para ser usado na educação por apresentar mais recursos e compatibilidade nas três áreas pesquisadas, conforme o modelo adotado. Na dimensão de projeto de desenvolvimento, foi criada a comunidade denominada Comunidade Landell que oferece orientações para diferentes usos das ferramentas e recursos; formas de configuração de espaços virtuais para aprendizagem e exemplos de sequências didáticas para serem usados pelos professores da educação básica.pt_BR
dc.description.resumoIn the present work, we present the development of a virtual learning community, based on the TPACK model, which offer formation in order for basic school teachers incorporate the blended-learning methodology in their school activities. The work was organized in two dimensions. In the research dimension, we performed an investigation of descriptive-exploratory character on the use of the Virtual Learning Environment (Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA) on attendance k-12, including documental analysis and comparative study. The documental analysis was done with publications from 2009 to 2014, using the Capes periodical portal and Scholar Google. For the comparative study, we investigated the available AVAs for the installation without acquisition cost, which present free code, offer versions in Portuguese and periodic updates, being applied in the interactionist/constructivist systemic model proposed by Schlemmer and Fagundes. The result of the analysis showed that the AVA Moodle is the most indicated for usage in education for presenting more resources and compatibility in the three researched areas, according to the adopted model. In the development project, we created the community denominated Landell Community, which offers orientation for different uses of tools and resources: forms of configuring virtual spaces for learning and examples of didactic sequences to be used by the teachers in K-12.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.