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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonin, Joel-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorLima, Francine de Paulo Martins-
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.date.accessioned2022-01-27T19:19:02Z-
dc.date.available2022-01-27T19:19:02Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBONIN, J. et al. A concepção de escolas criativas e suas potencialidades para a formação profissional e humana de professores. Revista Humanidades e Inovação, [S.l.], v. 8, n. 43, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49052-
dc.description.abstractThis article presents the Brazilian bibliographic productions that focus on the Creative Schools and present their potential for the scientific, technical and human formation of teachers. The methodology consists of a literature review carried out through a survey of publications, carried out on Google Scholar, based on the search descriptors: “creative schools”, and “complexity”, “transdisciplinarity” and “knowledge”. The productions should present at least one citacion. The results reveal that the research is recent and presents discussions in line with the demands of contemporary society; being restricted to a group of researchers affiliated to the International Creative Schools Network, with representation in Brazil. The relevant recurring concepts are are creativity, transdisciplinarity, ecoformation, innovation and complexity. There is a need for greater dissemination of research on Creative Schools in view of the potential for teacher education, for the constitution of new references on teaching and learning processes in a transdisciplinary, humanizing, scientific, ecosystemic and creative perspective.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Humanidades e Inovaçãopt_BR
dc.subjectPensamento complexopt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRede Internacional de Escolas Criativaspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectComplex thinkingpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectInternational Creative Schools Networkpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.titleA concepção de escolas criativas e suas potencialidades para a formação profissional e humana de professorespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo inventaria as produções bibliográficas brasileiras que versam sobre as Escolas Criativas com foco nas potencialidades para a formação científica, técnica e humana de professores. A metodologia considerou um levantamento bibliográfico de publicações, realizado no Google Acadêmico, utilizando-se, como descritores de busca os termos “escolas criativas”, “complexidade”, “transdisciplinaridade” e “saberes”, que apresentassem, ao menos, uma citação. Os resultados revelam que as pesquisas são recentes e apresentam discussões alinhadas às demandas da sociedade contemporânea; sendo ainda circunscritas a um grupo de pesquisadores filiados à Rede Internacional de Escolas Criativas, com representação no Brasil. Os conceitos basilares recorrentes são criatividade, transdisciplinaridade, ecoformação, inovação e complexidade. Constata-se a necessidade de maior divulgação das pesquisas sobre Escolas Criativas em função das potencialidades para a formação de professores, para a constituição de novas referências sobre os processos de ensino e de aprendizagem em uma perspectiva transdisciplinar, humanizadora, científica, ecossistêmica e criativa.pt_BR
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