Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rafael | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T20:54:47Z | - |
dc.date.available | 2022-02-07T20:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. A expansão do currículo escolar para além dos muros da escola: um estudo netnográfico. 2021. 113 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49200 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, the exchange of information is faster and more common for part of our society. Cultural aspects, previously only seen in physical relationships, started to be produced and reproduced in digital media. We see emerging, derived from cyberspace, cyberculture. In this work, we will consider the relationships cyberculture establishes with school agents, teachers and students, and how this can be used to obtain or deepen knowledge. Furthermore, the main idea is to see how, outside the school environment, students can expand the school curriculum. Therefore, we make use of netnography, with a fundamental attention to ethical principles for carrying out this research, solely in digital media. As an integral part of the methodology, we used the literature review as a tool to articulate the results obtained by the research. Another tool used was the research diary, and it contains the paths we followed, along with doubts and thoughts for data analysis. The research was concluded with the collection and analysis of data from netnographic questionnaires and focus group interviews. We articulate the results with fundamental concepts that permeated our research, such as cyberculture, the debate on curriculum and technology, active methodologies and hybrid teaching. The result offers a clearer understanding of the researched subcommunity about learning beyond the classroom. In addition to showing the potential of netnography as an important research tool in school communities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Formação do docente | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Netnografia ética | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Netnography | pt_BR |
dc.subject | Ethical netnography | pt_BR |
dc.title | A expansão do currículo escolar para além dos muros da escola: um estudo netnográfico | pt_BR |
dc.title.alternative | The expansion of the school curriculum beyond school walls: a netnographic study | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Cláudio Lúcio | - |
dc.contributor.referee1 | Sahb, Warlley Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Breynner R. | - |
dc.description.resumo | Na contemporaneidade, a troca de informações está cada vez mais rápida e cada vez mais comum para parte de nossa sociedade. Os aspectos culturais, antes apenas vistos nas relações físicas, passaram a ser produzidos e reproduzidos nos meios digitais. Vemos emergir, derivado do ciberespaço, a cibercultura. Neste trabalho, consideraremos as relações em que a cibercultura estabelece com os agentes escolares, os professores e alunos, e como isso pode ser utilizado para a obtenção ou o aprofundamento do conhecimento. Além disso, a ideia principal é ver como, fora do ambiente escolar, o alunado pode expandir o currículo escolar. Para tanto, fazemos o uso da netnografia, com uma atenção fundamental nos princípios éticos para a realização desta pesquisa, unicamente nos meios digitais. Como parte integrante da metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica como ferramenta articuladora com os resultados obtidos pela pesquisa. Outra ferramenta utilizada foi o diário de pesquisa, e nele contém os caminhos que percorremos, juntamente com as dúvidas e pensamentos para a análise dos dados. A pesquisa foi concluída com a coleta e análise de dados dos questionários netnográficos e das entrevistas em grupos focais. Articulamos os resultados com conceitos fundamentais que permearam a nossa pesquisa como a cibercultura, o debate sobre currículo e tecnologia, as metodologias ativas e o ensino híbrido. O resultado oferece um entendimento mais claro da subcomunidade pesquisada acerca do aprendizado além da sala de aula. Além de mostrar a potencialidade da netnografia como uma ferramenta importante na pesquisa em comunidades escolares. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8053490092807867 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_A expansão do currículo escolar para além dos muros da escola um estudo netnográfico.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.