Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.creatorLima, Francine de Paulo Martins-
dc.creatorSignorelli, Gláucia-
dc.date.accessioned2022-02-07T21:11:50Z-
dc.date.available2022-02-07T21:11:50Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, H. M.; LIMA, F. de P. M.; SIGNORELLI, G. Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], v. 16, n. 1, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49201-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze the contributions of formative diaries as a methodological strategy for expanding skills related to academic literacies and pedagogical literacies. The study undertaken here addresses the articulation between teacher education and the concept of literacies, highlighting the relevance of a formative path that promotes an active responsive understanding of discourses about the educational process and institutionalized sayings on pedagogical practices. Through a theoretical research, this article presents the contributions of the production / discussion of the formative diaries as enhancers of the research-reflection-action processes necessary for the constitution of teaching in the context of pre-service teachers, in order to enable the expansion of possibilities academic literacies and pedagogical literacies.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãopt_BR
dc.subjectDiários de formaçãopt_BR
dc.subjectLetramentos acadêmicospt_BR
dc.subjectLetramentos pedagógicospt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectFormative diariespt_BR
dc.subjectAcademic literaciespt_BR
dc.subjectPedagogical literaciespt_BR
dc.subjectInitial educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleDiários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeDiarios de formación: potencialidades para la ampliación de las literacidades académicas y pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeFormative diaries: potentialities for the expanding of academic and pedagogical literaciespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das contribuições dos diários de formação como estratégia metodológica para a ampliação dos letramentos acadêmicos e dos letramentos pedagógicos. O artigo ensaístico aqui empreendido trata da articulação entre a formação docente e o conceito de letramentos, buscando considerar a relevância de um percurso formativo que promova uma compreensão ativa responsiva dos discursos acerca do processo educativo e dos dizeres institucionalizados sobre as práticas pedagógicas. A partir de uma pesquisa teórica, os resultados apontam para a relevância dos diários de formação como potencializadores dos processos de investigação-reflexão-ação necessários à constituição da docência no contexto da formação inicial, ampliando as possibilidades de letramentos acadêmicos e letramentos pedagógicos.pt_BR
Appears in Collections:DCH - Artigos publicados em periódicos
DED - Artigos publicados em periódicos
DEL - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons