Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancisco, Edmilson-
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.date.accessioned2022-02-10T20:08:15Z-
dc.date.available2022-02-10T20:08:15Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationFRANCISCO, E.; GOULART, I. do C. V. Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico. Devir Educação, Lavras, p.450-474, set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49248-
dc.description.abstractTheglobalpandemicofCOVID-19haschangedsocialrelations,imposingsocialdistancing andmakingclasseshappenremotely.Thisledtosomecrucialquestionsregardinghow,whyand whatistaught,leadingeducationalinstitutions toaconstant searchforimprovementor digitalliteracyrelatedtotechnologicalandpedagogicalfluency,inordertobeabletofollowupthe routinesofstudies,teachingandlearning.Thus,thisarticleaimstoreflectonsituations oflanguageuseintheprocessofteachingthePortugueselanguagein the pandemiccontextinpublic schoolsthrough virtualenvironments,inviewoftherequirementsofnewpositions andpedagogicalstrategiestoensuretheteachingandlearningprocessremotely.Thestudyisclassifiedas descriptiveandexplanatoryandisbasedonthetheoreticalperspectivesoflanguagescholarssuchasBakhtin(2003),Ilari(2001),Fairclough(2006),Freitas(1994;2010),Isaía(1988),Santos(2015)andVieiraandSilvestre(2015).Itisexpectedthatthisworkwillcontributetoareflectionontheteachingof Portugueselanguageinthesenewtimes,since,inaddition tobasictechnologicalknowledge,teachers andstudentsare requirednewskillsandabilitiestouselanguagetoestablishcommunication.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectInteração verbalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectVerbal interactionpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleSituações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmicopt_BR
dc.title.alternativeSituations of language use in remote portuguese language teaching inpandemic contextpt_BR
dc.title.alternativeSituacionesdeusodelalenguaenlaenseñanzaremotadelalenguaportuguesaencontextopandémicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA pandemia mundial da COVID-19 modificou as relações sociais, impondoo distanciamento social e fazendo comque as aulas passassem a acontecer remotamente.Isso levouas instituições educativas a uma busca constante por aprimoramento ou alfabetização digital referente à fluência tecnológica e pedagógica, para conseguirem dar seguimento às rotinas de estudos, deensino e de aprendizagem. Assim, objetiva-serefletir sobre situações de uso da linguagem no processo de ensino da Língua Portuguesa no contexto pandêmico em escolas públicas por meio de ambientes virtuais, tendo em vista as exigências de novos posicionamentos e estratégias pedagógicas para assegurar o processo de ensino e aprendizagem de forma remota.O estudo classifica-se como descritivo eexplicativo e se ampara nas perspectivas teóricas de estudiosos da linguagem como Bakhtin (2003), Ilari (2001), Fairclough (2006), Freitas (1994; 2010), Isaía (1988), Santos (2015) e Vieira e Silvestre (2015). Espera-se que este trabalho contribua para uma reflexão acerca do ensino de Língua portuguesa nestes novos tempos, haja vista que, além do conhecimento básico tecnológico, é exigido dos professores e alunos novas competências e habilidades para uso da linguagem para estabelecerem comunicação.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Situações de uso da linguagem no ensino remoto de língua portuguesa em contexto pandêmico.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons