Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49274
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Geraldo Magela de-
dc.date.accessioned2022-02-11T16:52:08Z-
dc.date.available2022-02-11T16:52:08Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.date.submitted2021-12-08-
dc.identifier.citationSOUSA, G. M. de. Estudo da ótica geométrica: utilizando recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). 2021. 96 p. Dissertação (Mestrado Profissional Nacional no Ensino de Física) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49274-
dc.description.abstractInformation and Communication Technology (ICT) is present in people’s daily lives. At work, leisure, health, embedded in home appliances, vehicles and industrial automation. However, in the area of education, it is still a scarce resource, especially in public schools. We wonder if, for the digital native generation, which was born surrounded by a technological environment, Information and Communication Technology can contribute as a motivating agent in the teaching of Physics, promoting the appropriation of knowledge. In this work, we seek to explore the student’s motivation for the study of Physics and the contribution of a physical phenomena simulation software as a teaching resource, in a public high school. Under the study theme "Geometric Optics", we seek to evaluate the use of the cell phone as a didactic resource for the practice of virtual laboratories and the contribution of the use of software for simulations of physical phenomena as a facilitator in the teaching and learning process. Following the precepts of the National Curricular Common Base (BNCC), under the engagement of the current student inserted in the use of digital technologies, and theoretical references of David Ausubel and Lev Vygosty, we elaborated a didactic sequence with a total of 10 classes (each class with a duration of 50 minutes), which was developed with students from the 3rd year of high school in the stage of Education for Youth and Adults - EJA, in a public school in Belo Horizonte, MG.With the creation of our own assessment instruments and a motivational assessment questionnaire (psychometric instrument), we selected and evaluated data from students with attitudes not favorable to the study of Physics. In pre- and post-didactic sequence stages, we observed, through these evaluation instruments on the data collected, the contribution of information technology as a didactic resource for students of the current generation, called digital native generation, in the engagement and appropriation of knowledge in the field of Physics teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectEstudo - Motivaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectGeometric opticspt_BR
dc.subjectStudy - Motivationpt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.titleEstudo da ótica geométrica: utilizando recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Libardi, Helena-
dc.contributor.advisor-co1Caporale, Silvia Maria Medeiros-
dc.contributor.referee1Maciel, Antônio Marcelo Martins-
dc.contributor.referee2Neves, Jefferson Adriano-
dc.contributor.referee3Cunha, Sílvio Luiz Souza-
dc.description.resumoA Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano das pessoas. No trabalho, no lazer, na saúde, embarcada nos eletrodomésticos, nos veículos e automações industriais. Mas, na área da educação, ainda é um recurso escasso, principalmente no ensino das escolas públicas. Nos perguntamos se, para a geração nativa digital, que nasceu envolta em um ambiente tecnológico, a Tecnologia da Informação e Comunicação poderá contribuir como um agente motivador no ensino da Física, promovendo a apropriação do conhecimento. Neste trabalho, procuramos explorar a motivação do estudante para o estudo da Física e a contribuição de um software de simulação de fenômenos físicos como um recurso didático, em uma escola pública para o ensino médio. Sob o tema de estudo “A Óptica Geométrica”, procuramos avaliar o uso do celular como um recurso didático para a prática de laboratórios virtuais e a contribuição do uso de software de simulações de fenômenos físicos como um facilitador no processo ensino e aprendizagem. Seguindo os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob o engajamento do estudante atual inserido no uso das tecnologias digitais, e referenciais teóricos de David Ausubel e Lev Vygosty, elaboramos uma sequência didática com um total de 10 aulas (cada aula com uma duração de 50 minutos), que foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do ensino médio da etapa de Educação para Jovens e Adultos – EJA, em uma escola pública em Belo Horizonte, MG. Com a criação de instrumentos próprios de avaliação e de um questionário de avaliação motivacional (instrumento psicométrico), selecionamos e avaliamos os dados dos estudantes com atitudes não favoráveis ao estudo da Física. Em etapas pré e pós sequência didática, observamos, através destes instrumentos de avaliação sobre os dados coletados, a contribuição da tecnologia da informação como recurso didático para os estudantes da geração atual, denominada geração nativa digital, no engajamento e na apropriação do conhecimento na área do ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exataspt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565165065183075pt_BR
Appears in Collections:Física - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.