Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Maurício Inácio dos | - |
dc.creator | Betlinski, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T22:20:05Z | - |
dc.date.available | 2022-02-14T22:20:05Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, M. I. dos; BETLINSKI, C. A experiência estética na prática docente da educação básica. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 67, p. 450-465, out./nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.53043. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49310 | - |
dc.description.abstract | This paper addresses the theme of aesthetic experience in teaching practice. The problem conductor of the investigation was: How do Basic Education teachers perceive the aesthetic experience in their practice? The objective was to characterize the aesthetic experiences performed by teachers in their pedagogical practices, in order to identify elements that generate the impoverishment of this experience in these practices. Based on data analysis and in the light of Theodor Adorno and Max Horkheimer theories, it is stated that the rediscovery of the place of aesthetic experience creates meanings and enhances teaching work, overcoming the reductionist tendency of instrumental rationality and disenchantment with the profession. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.source | Revista Teias | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade técnica | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Technical rationality | pt_BR |
dc.title | A experiência estética na prática docente da educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | A esthetic experience in the teaching practice of basic education | pt_BR |
dc.title.alternative | La experiencia estética en la práctica docente de la educación básica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo aborda o tema da experiência estética na prática docente. O condutor da investigação foi: Como os docentes da Educação Básica percebem a experiência estética em suas práticas? O objetivo foi caracterizar as experiências estéticas realizadas pelos docentes em suas práticas pedagógicas, para identificar elementos que geram o empobrecimento dessa experiência nessas práticas. A partir da análise de dados e à luz das teorias de Theodor Adorno e Max Horkheimer, afirma-se que a redescoberta do lugar da experiência estética cria sentidos e potencializa o trabalho docente, superando a tendência reducionista da racionalidade instrumental e o desencanto pela profissão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_A experiência estética na prática docente da educação básica.pdf | 316,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons