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dc.creatorSilva, André Luiz Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-01-23T16:33:12Z-
dc.date.available2015-01-23T16:33:12Z-
dc.date.issued2015-01-23-
dc.date.submitted2014-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, A. L. F. da. Potencial didático de uma unidade de conservação: perspectivas no contexto da formação inicial. 2014. 144 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4937-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, many mechanisms of initial and continuous formation have been offered regarding the teaching-apprenticeship process, highlighting among many areas fundamental to education the socio-environmental thematic, being that, for this theme, we can use different resources and formative spaces. However, we note that many have not yet attained insight, for different reasons, for the use of such spaces. Therefore, this research had as objective analyzing, as students of a Pedagogy course of a private institution, the non-formal education environments, more precisely, the Conservation Units, as pedagogical resources for Environmental Education. The choice of Conservation Unit derives from the context of the studied College, in a region that counts on the Private Reserve Natural Heritage (PRNH) of sustainable use Canoa-Vale dos Ipês, property of the ONG-ARPIA. We researched, inside the initial formation process, conceptions and meanings constructed by a group of students in a participant research, which included a visit to the PRNH. The research was developed in a qualitative approach, using the Research-Action method. The procedures of the research that allowed the achievement of the intended objective were: questionnaire, documental research and semi-structured interviews, especially post-visit. The students participating in this research were initially invited to participate, using as main criteria being enrolled in the discipline of History and Geography Methodology. The data analysis was done using the Content Analysis method, with the data being coded and separated in categories. In the results, we found positive and negative propositions regarding the position of the teacher and of the school that proposes to perform activities outside of school walls, in addition to awakening a change in position, critically transforming the student. It is worth mentioning that the process of this research, as well as teaching and the teacher‟s work, are substantiated by the praxis endorsed in the reflectivity (action-reflection-action). Thus, these practices developed in the non-formal spaces contribute for the improvement of learning, aiding formal education, since it is substantiated in the formation of the feeling of belonging and awareness of the importance of valuing the environment for the common good, in addition to preserving our biggest heritage, which is life.-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectÁrea protegidapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectProtected areaspt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.titlePotencial didático de uma unidade de conservação: perspectivas no contexto da formação inicialpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Departamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Miranda, Adriana Barreto Lima-
dc.description.resumoHoje em dia, ao professor têm sido ofertados diversos mecanismos para sua formação inicial e continuada em relação ao processo ensino-aprendizagem, destacando-se, dentre as várias áreas fundamentais à educação, a temática socioambiental, sendo que para esse tema podemos nos valer de diferentes recursos e espaços formativos. No entanto, nota-se que muitos ainda não atinaram, por diferentes razões, para o uso de tais espaços. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar como estudantes do Curso de Pedagogia, de uma instituição privada, reconhecem os ambientes não formais de educação, mais precisamente as Unidades de Conservação, como recursos pedagógicos de Educação Ambiental. A escolha de Unidade de Conservação decorre do contexto da Faculdade estudada, em região que conta com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de uso sustentável Canoa-Vale dos Ipês, de propriedade da ONG-ARPIA. Foram pesquisados, dentro do processo de formação inicial, concepções e significados construídos por um grupo de estudantes em pesquisa participante que incluiu visita a RPPN. A pesquisa se desenvolveu na abordagem qualitativa, tendo como método a Pesquisa-Ação. Os procedimentos de pesquisa que viabilizaram a consecução do objetivo pretendido foram: questionário, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, principalmente pós-visita. Os discentes participantes da pesquisa foram, inicialmente, convidados a participar, sendo o critério principal estar matriculado na disciplina de Metodologia de História e Geografia. A análise dos dados foi feita pelo método de Análise de Conteúdo, sendo esses dados codificados e separados em categorias. Nos resultados, foram encontrados proposições positivas e negativas, relacionados à postura do professor e da escola que se propõe a realizar atividades fora dos muros da escola, além de despertar para uma mudança de postura, podendo transformar criticamente o educando. Vale ressaltar que o processo desta pesquisa, assim como o ensinar e o trabalho docente se concretizam por meio da práxis referendada na reflexividade (ação-reflexão-ação). Sendo assim, estas práticas desenvolvidas nos espaços não formais, contribuem para o aprimoramento do aprendizado, auxiliando a educação formal, pois se concretiza na formação do sentimento de pertencimento e sensibilização acerca da importância de valorização do ambiente para o bem coletivo, além de preservar nosso maior patrimônio, que é a VIDA.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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