Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Paula Terra Duarte-
dc.date.accessioned2022-03-18T20:09:34Z-
dc.date.available2022-03-18T20:09:34Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.date.submitted2022-01-19-
dc.identifier.citationLIMA, P. T. D. A produção de um curso online aberto e massivo (MOOC) para a formação continuada de professores do ensino médio. 2022. 71 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49520-
dc.description.abstractAmong the forms of online education are MOOCs (Massive Open Online Courses), which are short courses, open to the public and that take place online. This model of supply contributes to the democratization of education, as it involves faster courses, with no prerequisites for admission and no geographical and temporal barriers. In this context, this dissertation aims to produce an open and massive online course (MOOC) for the continuing education of high school teachers. To meet the proposed objective, a descriptive and qualitative field research was carried out, with the field diary as the main data source. All stages of the project were recorded in it, from the conception of the MOOC - choice of content, activities and hosting platform, in addition to its production - through recording video lessons, organizing reading files and tasks, until completion, when the course was completely organized and made available on the internet. We found that the production of a MOOC goes beyond the simple recording of video lessons and requires elaboration and planning, above all pedagogical. There is a vast field for research in the area, so that challenges are mitigated. Some of them are the need for studies on how network learning works, on the ways of evaluating and certifying MOOCs, on overcoming the process of incredibility in which the market inserted the MOOCs. In addition to these, the main challenge perceived through this research was the need for MOOCs to serve a significant number of participants without compromising human and individual relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino onlinept_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectFormação de redes colaborativaspt_BR
dc.subjectMassive Open Online Coursespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectOnline teachingpt_BR
dc.subjectOpen educationpt_BR
dc.subjectFormation of collaborative networkspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleA produção de um curso online aberto e massivo (MOOC) para a formação continuada de professores do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe production of an massive open online course (MOOC) for the continuous training of high school teacherspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.contributor.referee3Reis, Susana Cristina dos-
dc.description.resumoDentre as formas de ensino online, estão os MOOCs (Massive Open Online Courses), que são cursos de curta duração, abertos ao público e que acontecem online. Esse modelo de oferta contribui para a democratização do ensino, uma vez que se trata de cursos mais rápidos, sem pré-requisitos para admissão e sem barreiras geográficas e temporais. Nesse contexto, a presente dissertação tem por objetivo a produção de um curso online aberto e massivo (MOOC) para a formação continuada de professores do ensino médio. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, tendo como principal fonte de dados o diário de campo. Nele foram registradas todas as etapas do projeto, desde a concepção do MOOC – escolha de conteúdo, atividades e plataforma de hospedagem, além de sua produção – passando pela gravação de videoaulas, pela organização de arquivos de leitura e tarefas, até a finalização, quando o curso foi organizado de maneira completa e disponibilizado na internet. Constatamos que a produção de um MOOC vai além da simples gravação de videoaulas e requer elaboração e planejamento, sobretudo pedagógico. Há um vasto campo para pesquisas na área, a fim de que desafios sejam mitigados. Alguns deles são a necessidade de estudos acerca do funcionamento da aprendizagem em rede, das formas de avaliação e certificação dos MOOCs, da superação do processo de incredibilidade no qual o mercado inseriu os MOOCs. Além desses, o principal desafio percebido por meio desta pesquisa, foi a necessidade de que os MOOCs atendam uma quantidade significativa de participantes sem comprometer as relações humanas e individuais.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0612365534685406pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.