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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLobo, Dalva de Souza-
dc.creatorPinto, Patrício Alberto Pérez-
dc.date.accessioned2022-03-29T22:40:35Z-
dc.date.available2022-03-29T22:40:35Z-
dc.date.issued2021-11-
dc.identifier.citationLOBO, D. de S.; PINTO, P. A. P. Diálogo entre a estética literária de os Irmãos Karamazov e o niilismo nietzscheano. Os Fazedores de Letras, [S. I.], n. 86, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://osfazedoresdeletras.com/2021/11/11/dialogo-entre-a-estetica-literaria-de-os-irmaos-karamazov-e-o-niilismo-nietzscheano-dalva-de-souza-lobo-e-patricio-alberto-perez-pinto/pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49620-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de Lisboapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceOs Fazedores de Letraspt_BR
dc.subjectEstética da Recepçãopt_BR
dc.subjectNiilismopt_BR
dc.subjectO Grande Inquisidorpt_BR
dc.titleDiálogo entre a estética literária de os Irmãos Karamazov e o niilismo nietzscheanopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoIvan Karamazov, um dos personagens principais do romance Irmãos Karamazov de Fiodor Dostoiévski, é a peça chave de dois dos momentos mais marcantes da obra: a afirmação da inexistência de Deus, cuja consequência é o estado da barbárie, fruto do egoísmo humano radicalizado, e o célebre poema d’O Grande Inquisidor, recitado ao seu irmão Aliócha. Ambos os momentos são fundamentais para entender a natureza ateia e niilista do personagem; porém, ao mesmo tempo, ambas as colocações se mostram dissonantes. O presente trabalho busca mapear o poema d’O Grande Inquisidor à procura de contradições presentes no pensamento de Ivan, partindo do marco teórico da Estética da Recepção, a partir de Jauss e Iser e também do tratamento filosófico dado por Nietzsche ao niilismo, assumindo a intencionalidade que o texto ficcional carrega em função dos sentidos construídos pelo leitor. O procedimento de análise adotado será o de elencar fragmentos do poema procurando estabelecer um diálogo entre os conceitos base do artigo. Desse modo, espera-se contribuir com outras possibilidades de interpretação sobre esta obra Dostoievskiana, considerando os elementos relacionados à Estética da Recepção e ao niilismo nietzschiano.pt_BR
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